≡  

Meus pincéis de maquiagem e a função de cada um

Olá, meus amores!

A minha amiga Amanda, do blog Tem de Tudo, me pediu há muuuuito tempo para falar sobre os meus pincéis de maquiagem e como eu uso cada um (desculpa a demora, amiga kkk). Eu tinha na verdade gravado um vídeo, mas ele ficou muito longo e achei que ficaria cansativo e difícil de entender, então preferi fazer em formato de post.Sei que muita gente ainda não começou a montar o kit de pincéis e têm dúvidas em relação a qual comprar, pra que serve cada um e etc. Claro que existem no mercado muito mais tipos e modelos de pincéis do que os que eu tenho, mas acho que mostrando os meus já vai ajudar cada uma a decidir quais valem a pena comprar.

Eu guardo todos os meus pincéis em uma caneca gigante de cachorro da Tok &Stok (que eu amo, ganhei de uma amiga há muuuito tempo atrás!). Acho que assim fica organizado e fica fácil de manusear.
Os meus pincéis são o seguinte: eu tenho dois kits de pincéis. Um é o de 18 pincéis branco e pink que veio da China, e você encontra facilmente em várias lojas online (não vou passar o link da onde comprei porque faz muito tempo e essa loja não existe mais hahaha). Esse kit quebrou meu galho por algum tempo, até eu sentir a necessidade de comprar outro, que foi o da Luciane Ferraes – vende nesse link. Além disso, eu tenho vários pincéis individuais de marcas boas e baratas como Macrilan e Marco Boni, e de marcas mais carinhas como Contém 1g, O Boticário e Sigma.
Separei os pincéis por utilidade:
Para os pincéis de preparação de pele, temos o duo fiber da Macrilan (1) que eu uso para aplicar primer, base, pó ou blush, tudo com a intenção de suavizar o acabamento. Tenho também dois pincéis do tipo flat top, um da Sigma (2a) que é o famoso F80 e um do kit da Lu Ferraes (2b). Uso os dois da mesma maneira, para aplicar a base no rosto todo uniformemente. A diferença é que o pincel da Lu é um pouco menor e pega áreas como nariz e abaixo dos olhos com mais facilidade. E tenho também o clássico língua de gato (3), que já usei muito pra aplicar base, mas hoje uso ele mais para a aplicação do primer.
 
O pincel kabuki cônico da Macrilan (4) pra mim é o melhor pra aplicação de corretivo, já que ele tem um formato que encaixa certinho embaixo do olho! Amo usar para produtos líquidos e cremosos! Tem também o clássico de aplicação de corretivo que parece uma versão menor do língua de gato (5), que eu uso pra aplicar corretivo cremoso – as vezes uso pra aplicar base de sombra na pálpebra também. Tenho uma versão maior desse tipo de pincel (6) que é o da Sigma, e esse pra mim é perfeito pra corretivo líquido!
Tenho também o pincel chanfrado da Macrilan em duas versões, a com cerdas sintéticas (7a) e a com cerdas naturais (7b). Porque? As cerdas sintéticas são indicadas pra produtos líquidos, e as naturais para produtos em pó. Então uso o chanfrado sintético para aplicar corretivo líquido e cremoso e também para fazer contorno com produtos como base e corretivo e aplicação de blush líquido e cremoso. Já o chanfrado natural é perfeito pra aplicar blush, bronzer, iluminador e contorno em pó!
Para finalizar, tenho o pincel de blush clássico e gordinho (8) e o pincel de pó (9) que é mais gordinho ainda, ambos do kit da Lu Ferraes.
Para aplicação de sombra, vou começar falando do pincel que veio no kit da Lu e que parece uma versão mini do flat top hahaha (1), eu adoro usar ele para aplicação de sombra cremosa – como jumbo, por exemplo -, já que ele tem cerdas sintéticas.
Para aplicação de sombra, existem vários pincéis de vários tamanhos e com varias quantidades de cerdas (2). Os mais gordinhos deixam a sombra mais esfumada, e os com menos cerdas deixam ela mais concentrada. Tenho vários tanto do kit pink e branco quanto do kit da Lu. Mas tem alguns pincéis que gosto de usar pra funções específicas.
O pincel mais fino na ponta (3) veio no kit para ser usado nos lábios. Porém eu acho ele muito legal pra aplicar sombra no cantinho do olho e abaixo da sobrancelha, ele tem o formato ideal pra isso! O kit da Lu também tem um pincel mais fininho que os outros (4) que tem poucas cerdas e é bem achatado, e eu acho ideal pra aplicar sombra bem concentrada – sabe quando você quer fazer aquele canto externo bem preto? Uso esse! E o kit dela tem também um pincel de precisão (5) que tem o formato ideal pra várias funções, entre elas: esfumar sombra rente à raiz dos cílios, aplicar sombra concentrada no canto interno, rente aos cílios… É um pincel que gosto muito!
Pincéis de esfumar tem vários que eu gosto! Começo pelo pincel de sombra da Avon (1), que é baratinho e fácil de achar, e o do kit da Lu (2). Os dois têm esse formato achatado que pode não ser tão simples de usar para as iniciantes.
O kit da Lu ainda tem o pincel que ela chama de chanfro-côncavo (3), que é um pincel chanfrado e gordinho que encaixa bem no côncavo e esfuma. Eu adoro ele! Tem o clássico pincel que parece um rabinho (4) – esse veio junto com a minha réplica da Naked 2 -, e eu acho esse um dos mais fáceis de usar, já que ele é bem fofinho e esfuma a sombra com facilidade. Outra opção barata é o que vem no kit pink (5), que é bem fofinho também e tem o único problema de ser grande – as meninas com olho pequeno não vão curtir.
Pra finalizar, meu querido pincel de côncavo favorito, do kit da Lu (6), que tem esse formato pontudo que encaixa legal no côncavo. Ideal para marcação e também para esfumar, já que ele é meio fofo.
Eu tenho o pincel de precisão da Macrilan (1) que é super pequeno, com poucas cerdas e com elas bem juntinhas, o que torna ele ideal pra esfumar lápis de olho, delineador, sombra e etc. Dos chanfrados eu tenho vários, cada um com uma função. O da Marco Boni (2a) é fino e preciso, gosto para delineado e marcação de sobrancelha. Do kit pink tem dois, o com cerdas brancas (2b) eu gosto para esfumar sombra, e o com cerdas escuras (2c) é mais firme, então uso pra delineador e sobrancelha. E tem o da Contém 1g (2d) que machuca os meus olhos porque é bem duro, então a função que achei pra ele foi a para passar cola de cílios postiços rente à raiz dos cílios ahahaha!
Pincel de boca pra mim não é um item muito essencial, então tenho poucos. Tenho um do kit da Lu (que eu não sei onde está) e esse individual da O Boticário. Ele é legal porque é retrátil, então dá pra aplicar o batom e fechar o pincel em seguida – ideal pra levar na bolsa porque não vai sujar tudo de batom depois!

Aí eu tenho alguns pincéis que eu chamo de acessórios porque não preciso necessariamente deles pra fazer uma maquiagem, mas acabo usando de vez em quando. Os clássicos pincéis de esponjinha (1) eu uso raramente, quando quero aplicar uma sombra que esfarela muito ou um pigmento – mas na maioria das vezes acabo usando os dedos mesmo.Tenho também um pincel em formato de escova de rímel (2), que eu uso pra pentear a sobrancelha, um pincel leque (3) que eu gosto para tirar a sujeira de sombra que cai embaixo dos olhos, e um pincel com uma escovinha e um pente (4), que eu uso raramente para pentear a sobrancelha e os cílios – caso empelotem por causa de máscara de cílios.

E aí depois de ler tudo isso você deve estar se perguntando “Mari, mas afinal, por onde eu começo?”.Eu diria o seguinte. Se você tem uma graninha guardada e quer investir em uma maquiagem com bom acabamento, comece já comprando um kit de pincéis profissionais, como o kit da Lu Ferraes por exemplo. Se você não tiver muito dinheiro pra começar, vá comprando os pincéis mais necessários aos poucos. A Macrilan, por exemplo, é uma marca baratinha que tem pincéis de ótima qualidade!

Eu comecei comprando o kit pink e branco, mas sinceramente, acho que só vale a pena se você tiver pouco dinheiro MESMO – já que você consegue comprar um kit desses por uns R$50 -, mas já adianto que os pincéis não têm uma qualidade fantástica, então talvez seja um desperdício de dinheiro.

O meu kit preferido é, com certeza, o da Lu! Eu acho que ele tem poucos pincéis, porém são suficientes pra fazer uma maquiagem bonita e bem acabada. Falta um ou outro pincel que dá pra comprar individualmente de outras marcas, mas os principais já vêm nesse kit. Muito amor!

É isso amores, espero que tenham gostado e que tenha sanado as dúvidas de vocês! Claro que existem mais vários tipos de pincéis no mercado nacional e internacional, mas os que eu uso basicamente são esses. Se tiverem alguma dúvida ou sugestão, não esqueçam de deixar aí embaixo nos comentários 😉

Beijos!

ÚLTIMOS VÍDEOS DO CANAL