≡  

Guia de maquiagem: Itens básicos

Olá meninas!
Recebo muitos e-mails e comentários de quem está começando a entrar no mundo da maquiagem. Com tantos produtos e tanta informação na mídia, fica até difícil de analisar seu kit de maquiagem e saber dizer o que falta, o que precisa e não precisa comprar, as novidades no mercado, as técnicas (como passar tal produto, como fazer tal efeito no olho, etc…).
Sendo assim, resolvi fazer um Guia de Maquiagem aqui no blog, que serve não só pra quem está começando, mas também pra quem quer tirar dúvidas, aprender coisas novas e etc. Não sou a melhor maquiadora do mundo, mas tenho uma certa experiência que acho que pode ajudar muita gente, e também espero aprender coisas novas com vocês por aqui =)
Aliás, se você tiver dúvidas, críticas ou sugestões para o Guia, deixe nos comentários ou envie um e-mail para blogetcemari@gmail.com
No post de hoje, vou falar de produtos de maquiagem básicos que fazem a diferença em qualquer produção. É legal não só pra quem está começando a montar sua necessáire de maquiagem, mas também pra quem já tem um kit e quer conferir o que está faltando. Aproveitei e deixei o link de vários produtos bacanas pra vocês conferirem 😉
Ah, é claro que, além dos produtos que estão na lista, não esqueça de incluir suas cores favoritas =)
OBS: Nessa lista, coloquei só produtos de maquiagem, ainda farei um post falando de pincéis e acessórios, ok?
Vamos lá?
1. Primer de rosto e de olhos
O primer tem o objetivo de fazer a maquiagem durar mais, mas não dá para usar um só no rosto e nos olhos, já que a pele do olho é mais fina e mais oleosa. 
O primer facial pode controlar a oleosidade de uma pele muito oleosa, diminuir a aparência de poros ou simplesmente deixar a pele macia e preparada para receber a base. Eles podem ter efeitos específicos, mas, independentemente de qual você escolher, eles sempre irão segurar a sua make por mais tempo.
O primer de olhos, além de segurar a maquiagem, também vai deixar a cor da sua sombra mais forte. Indispensável!
2. Uma boa base (se você se bronzear com facilidade, tenha dois tons)

Já falei, nesse post, várias dicas de como escolher a base ideal pro seu tipo de pele e como testá-la para saber a sua cor.
Mas sempre vale lembrar: uma pele bem preparada é o principal! Não adianta um olhão maravilhoso em uma pele meia boca, ok?
Ah, se você for branquela como eu, e não tiver facilidade para se bronzear, escolha um tom de base e pronto. Agora, se você tiver a sorte de ficar com a cor do verão ao tomar um solzinho, lembre-se de ter dois tons de base: um para quando estiver bronzeada, e outro, para quando não estiver. 
3. Um corretivo (de preferência, líquido)
Particularmente indico o corretivo líquido porque ele espalha com mais facilidade, adere melhor à pele e dura por mais tempo. Mas tem corretivos cremosos que também fazem um belo trabalho! Em bastão eu não indico nenhum, não duram muito…
Escolha um corretivo que tenha o tom exato da sua pele, ou, se tiver olheiras muito arroxeadas, em um tom abaixo. NUNCA compre corretivo mais escuro ou muito mais claro que a sua pele!
OBS: Por enquanto, nada de corretivos coloridos, ok? Falaremos nisso em outro post 😉
4. Um pó facial (de preferência, translúcido)

Comentei nesse post que é muito melhor você comprar um pó translúcido do que um que tenha cor, porque aí ele não estraga a cor da base e deixa a pele com um efeito mais natural.
Eu acho mais fácil de trabalhar com o pó compacto, porém, se você gostar mais do pó solto, sem problemas. Mas lembre-se que esse tipo de pó é a espada e o escudo ao mesmo tempo: se exagerar na dose, vai acabar parecendo um fantasminha. Cuidado!
Indico: Pó solto translúcido HD, Make Up For Ever, Pó compacto translúcido, Marcelo Beauty (esse eu acho mais fácil de trabalhar e corre menos risco de você errar, ok?)
5. Blush em pó opaco nas cores: rosa (claro ou escuro) e marrom (claro ou escuro)

Blush é fundamental para dar um ar saudável para a pele. Tendo duas cores básicas, rosa e marrom, e sendo opacas, dá para se usar durante o dia ou à noite, dependendo da dosagem. Além disso, é possível fazer contorno usando o blush marrom. Duas cores curingas e indispensáveis pra ter no kit!

Mas não se esqueçam de comprar um tom adequado pra sua pele, ok? Se for muito morena, um rosa claro não vai aparecer, enquanto que se for muito branquinha, um marrom escuro pode dar um efeito de “passei terra na cara”, ainda mais pra quem está começando e ainda não tem muita prática para dosar. 
Sugestões de cores: 
Branca/Morena clara: Pinch O’Peach e Blush Baby (M.A.C.), Rosado e Pêssego (Avon), Matt Chéri e Sun (Tracta)
Morena escura/Negra: Breezy e Sweet as Cocoa (M.A.C.), Bronze e Rosa Pink (Avon), Raspberry e Sensual (Tracta)
6. Um iluminador (líquido ou em pó)

O iluminador serve para destacar partes do seu rosto. Não precisa necessariamente ser um iluminador facial (até porque é um pouco difícil encontrar marcas nacionais e boas no mercado), você pode usar uma sombra de olho em uma cor clara e cintilante, aplicando com pincel de blush, que vai dar um efeito bacana também.
O iluminador em pó é mais indicado por ser mais fácil de aplicar. Mas o líquido dura mais e dá pra ser aplicado com batidinhas dos dedos.
Ah, uma dica: não confie muito nas vendedoras, principalmente as de perfumaria. Elas amam tentar vender bronzer no lugar de iluminador (nas morenas, dependendo do bronzer, até dá pra substituir, mas nas branquinhas o resultado pode ser catastrófico). Cuidado!
7. Sombras em pó nas seguintes cores:
– Branco opaco: Sempre bom ter essa cor para iluminar abaixo da sobrancelha, ou fazer uma maquiagem mais neutra.
– Creme opaco: Não é branca e, por isso, fica mais natural, podendo fazer diversos looks mais elaborados, coloridos ou neutros. OBS: Pra ficar mais fácil de entender, é um tom que não chega a ser branco, mas também não tem cor nem rosada nem amarelada, entende? Nessa make usei um exemplo de sombra creme, elá embaixo tem dicas pra você comprar a sua!
– Marrom camurça: Uma cor que todas devem ter, pois é ideal para marcar o côncavo com naturalidade, também usável em makes neutras e coloridas.
– Marrom escuro: Ás vezes, você quer um olho mais marcado, porém o preto vai deixá-lo muito carregado. Um tom de marrom escuro é ideal para marcar o côncavo, fazer aquele V deitado no canto externo…
– Preto opaco: Talvez seja o tom mais essencial de todos para ter no seu kit de maquiagem: marca o côncavo, faz o V deitado, usável para arrematar makes com todas as cores de sombra, faz aquele olho pretão ideal para festas e balada… Indispensável!
– Uma cor cintilante e clarinha, para iluminar (aí depende do seu tom de pele, pode ser salmão, rosa, pêssego, coral ou marrom claro): Essa sombra terá a função de iluminar o cantinho interno do olho. Acredite, faz uma diferença danada quando você vê o resultado final. Quanto mais neutra for essa cor, mais usável ela será com qualquer cor de sombra usada na pálpebra.
– Tons escuros e claros da sua preferência, podendo ser opacos ou cintilantes: Por exemplo, se gosta de azul, procure ter uns 3 tons diferentes. 
Indico: 
Trio de Sombras “Pausa para feminices”, Tracta – Esse trio tem sombras preta, camurça e uma marrom com brilho que dá pra iluminar. 
Sombras unitárias, Sephora – Em especial, a Nutty Brownie é a melhor camurça que eu tenho. 
Sombras Pro Longwear, M.A.C. – Além de ter cores básicas de ótima duração, tem várias coloridas opacas maravilhosas! 
Paleta de sombras Naked 2, Urban Decay – Tem praticamente todas as cores que eu citei aqui e a qualidade é excelente.
Paleta de 180 cores (cintilantes e opacas) – Não tem a melhor duração do universo, mas tem todas as cores que eu citei mais um monte rs.
Sombras minerais,Mary Kay – Tem de todas as cores que eu falei: Cinnabar é um marrom universal para todas as peles, Sienna é um camurça, White Lily uma sombra branca/creme perfeita, Coal um preto, Crystalline uma sombra perolada bem brilhante.
8. Lápis de olho preto, marrom e branco (ou bege)

O preto todo mundo já conhece, é essencial em qualquer kit. Mas pouca gente sabe que o marrom também é indispensável, pois marca os olhos de uma forma mais natural (e se for um marrom mais neutro, até rola usar pra preencher a sobrancelha). E por fim, ter um lápis branco ou bege é legal para passar na linha d’água e deixar os olhos maiores (particularmente, prefiro o bege por ficar mais natural, mas se não encontrar, vá de branco mesmo e passando pouco, o efeito fica bom também!).
9. Delineador preto (em gel ou líquido)

Muita gente fala que tem dificuldade em usar o delineador, mas ele faz uma bela diferença, pois deixa seu olhar muito mais marcante. Eu sempre indico o delineador em gel, pois, usando um pincel, fica muito mais fácil de aplicar. Caso você já tenha prática, vá com o líquido. ainda tem os delineadores em caneta, que, apesar de durarem pouco tempo e não serem tão pretos, são fáceis de aplicar. 
Independente de qual você escolher, tem que praticar antes de sair usando (deixar para tentar passar delineador só no dia da festa pode ser catastrófico!).
OBS: Aqui no Guia também vai rolar tutorial ensinando a fazer delineado, aguardem!
10. Máscaras para cílios – uma lavável para o dia a dia, uma á prova d’água para noite e eventos

Eu sempre indico ter duas máscaras para cílios, uma mais natural e outra que dê mais volume, pra poder variar e usar uma no dia a dia e outra mais para festas e eventos noturnos, onde teus olhos pedem mais destaque.
Ah, também indico que uma delas não seja á prova d’água, pra ser mais fácil de remover no dia a dia, ok?
11. Batom nas cores:
– Marrom claro ou nude: Sempre bom para ser usado no dia a dia ou quando você fez um olho mais carregado.
– Rosa neutro: Também útil para makes neutras ou com olho carregado.
– Vermelho: Vamos combinar, toda mulher merece ter seu momento poder, né? rs
12. Gloss incolor

Gloss é bacana ter de várias cores, pra serem usados no dia a dia, com uma maquiagem mais carregada nos olhos, ou até para um look mais fresh. O incolor é bom porque dá pra usar em qualquer situação dessas que eu citei e, ainda, é possível aplicá-lo em cima de qualquer cor de batom, pra dar um volume nos lábios.
É isso meninas, espero que tenham gostado do post! Aguardem os próximos do Guia de Maquiagem aqui do blog! 😉
Lembrem de deixar suas dúvidas e sugestões de produtos aí embaixo nos comentários =)
E ai, como anda o kit de maquiagem de vocês?
Beijinhos!

ÚLTIMOS VÍDEOS DO CANAL