≡  

5 segredos de maquiagem!

Oi amores!

Não sei vocês, mas desde que eu comecei a me interessar pelo tema “maquiagem” (lááá atrás, quando ainda era a adolescente espinhuda que tentava esconder a pele feia rs), não tinha lá muita orientação. Tudo o que eu sabia vinha de revistas de adolescentes como Capricho e Atrevida #meupassadomecondena, e de dicas passadas (e, muitas vezes, ultrapassadas) de mãe pra filha.
E eis que, ao longo dos anos, fui lendo sobre o assunto em vários lugares, fazendo cursos, vendo videos na internet, e fui filtrando todo esse monte de informações e criando meu próprio estilo de me maquiar, como acho que é o certo de cada uma fazer, ir testando várias possibilidades pra ver o que fica bom pro seu tipo de olho, na sua pele e etc.
Mas hoje, separei aqui alguns segredinhos meus pra vocês, que estão começando ou mesmo que já se maquiam há algum tempo. Pra mim, em todos esses anos que venho me maquiando, são detalhes essenciais que fazem a diferença na hora da minha produção, e tenho certeza que vai ajudá-las também =)
Vamos lá?
1. Antes de começar qualquer produção, tire sobrancelha e buço!
Fonte: Astral Love

Parece uma dica imbecil, mas a primeira coisa que eu olho em qualquer maquiagem, seja de famosas ou de mulheres comuns, é a sobrancelha, e depois o buço. Não tem coisa mais gritante do que excesso de pelos em uma produção!

Assim que você aplica a base, os pelos já ficam mais destacados no seu rosto. Depois que passa o pó então, parece que os benditos pulam! Eu fico pê da vida quando acho que minha sobrancelha está em dia e, quando começo a fazer a pele, vejo que tem pelos perdidos ¬¬ Então é sempre bom verificar bem antes. Acreditem, faz diferença. O resultado final, se antes ficaria bom, com uma depilação em dia fica impecável 😉

2. Invista dinheiro em uma boa base. E cuidado com a cor!
Fonte: Hypnose Makes

É o que sempre falo pras minhas alunas nos cursos de maquiagem que dou: não adianta comprar um pó e um corretivo da M.A.C. se a base que você usa é de má qualidade ou não é adequada pra sua pele! 

Base boa é aquela que:
– Você aplica e parece que não passou nada, pois você não sente a base (não fica aquela coisa melequenta, que parece que tem quilos de produto na sua cara, saca?)
– A base seca, e não sai (pelo menos, não sai muito) quando você passa a mão ou encosta em algo ou alguém (não tem coisa mais chata do que tirar a blusa branca e ver aquela mancha de produto, ou cumprimentar alguém com medo de metade da sua maquiagem ficar carimbada na pessoa). Para saber se a base está transferindo, faça o teste do celular: finja que ligou pra alguém e, quando desencostar o celular, verifique se ficou produto no bichinho 😉
– A cor fica exatamente no tom da sua pele, você vai aplicando a base e vendo as manchinhas , olheiras e etc vão sumindo conforme o produto é espalhado no seu rosto. 
– E o mais importante: ninguém percebe que você está de base! o/ Nada de parecer com a Snooki, de Jersey Shore, que segue o estilo “Peguei a terra do quintal de casa e esfreguei na cara achando que ia ficar bonito” #prontofalei rs
E dica pra escolher o tom da sua base: Existem peles mais amareladas e peles mais rosadas, e isso é importante na hora de escolher a cor certa! Ás vezes você fala “Sou super branquela, vou comprar a base da cor mais clara que tem e pronto, acerte!” e, quando vai ver, a base é amarelada, enquanto sua pele é mais rosada, entendeu? Mas, na dúvida, o bom mesmo é sempre testar na sua própria pele. E se for comprar de Avon/Natura, peça amostras pra revendedora; agora se for comprar da internet bases de marcas como M.A.C. ou Lancôme, dê uma de cara de pau e vá experimentar na loja mesmo rs, melhor do que comprar a cor errada!

3. Experimente trocar o seu pó compacto com cor por um translúcido!
Fonte: Tray Shopping

Depois desse papo de escolher uma base boa e com uma cor perfeita, de ter um baita trabalho aplicando a base e o corretivo, você vai lá, com um pó com a cor que você acha que é do tom da sua pele, e aplica no rosto inteiro. 

O que pode acontecer é:
– A cor realmente é do tom exato da sua pele e da mesma cor da base e seu rosto fica perfeito  –> 1% de chances
– A cor da sua pele, que antes estava perfeita porque você teve trabalho pra escolher uma base perfeita, agora está mais amarelada, mais escura ou mais branca, ou a cor do seu rosto ficou diferente do seu pescoço e resto do seu corpo, parecendo que você colocou uma máscara –> 99% de chances (Se alguém nunca passou por isso, que atire a primeira pedra rs)
Ou seja, também não adianta gastar R$200,00 numa ultra base da Chanel que ficou perfeita na sua pele e tacar um pó por cima que estrague tudo, porque é da cor errada. Se você tem dinheiro pra comprar também um pó compacto que seja exatamente da mesma cor que a sua base (ex: comprei base e pó cor “02”, da Lancôme) ok, o risco de dar algo errado é menor. 
Agora, se você não quer correr esse risco de jeito nenhum, é muito más fácil comprar um pó translúcido que, como o próprio nome diz, não tem cor, portanto, você não corre o risco de ficar com um tom estranho no rosto, já que ele não vai acabar com a cor da sua base perfeita 😉
Eu particularmente curto o pó translúcido compacto, e não o solto, pra não correr o risco de pegar produto demais com o pincel e ficar com panda face, como a Fernanda Vasconcelos nesse dia. Uso o da Marcelo Beauty, que é o da foto, há anos, e pra mim ele é perfeito! Ah, e sempre bom lembrar: usem pincel para aplicar o pó no rosto, nada de usar aquela esponjinha que vem junto com o produto, ok?
4. Se está difícil de cobrir alguma imperfeição (olheira,espinha, mancha etc), desista.
Fonte: Divulgação

Ás vezes, mesmo escolhendo uma base com cobertura alta e aplicando corretivo com cobertura boa também, não conseguimos esconder certas imperfeições no rosto, como manchas, espinhas, marcas de espinhas, feridas, olheiras, entre outros.

Se você aplicou a base com uma boa cobertura, viu que ainda tem espinhas aparecendo, aplicou corretivo em cima delas para tentar disfarçá-las, e mesmo assim ainda está aparecendo, mesmo que seja só um pouco, pare por ai. Se continuar insistindo e colocando mais produto em cima, só vai piorar a situação!
Pensa que tem uma bolsa em cima da sua cama, e você quer escondê-la por algum motivo, e coloca um lençol em cima. Óbvio, a cama vai ficar lisa com um calombo em cima, mas a pessoa terá que olhar direito para perceber que tem algo escondido ali. Agora, se você jogar lençol em cima de lençol, colocar colcha, coberta e afins, o que vai fazer é deixar esse calombo maior ainda! Fora que, na maquiagem, o risco de ficar com as espinhas numa cor mais escura/clara que sua pele é grande, como na foto da atriz Cameron Diaz aí em cima.
Acredite, é ruim ficar com uma marca de espinha ou uma mancha aparecendo em um dia de festa ou evento importante? Sim, é chato pra caramba (eu sei bem disso, acreditem). Mas vai ficar mais feio ainda se você encher a cara de base+corretivo+pó, e deixar todo mundo pensando “Nossa, carregou na maquiagem, hein?”
Boas alternativas pra quem tem esse tipo de problema é usar corretivos coloridos (mas lembrando que tem que passar o da cor da sua pele depois, ok?) e bases com efeito “HD”, pois, quando bate o flash das fotos, a luz reflete na sua pele e dá a impressão de que ela está lisinha. Pelo menos nas fotos vai ficar bonito =)
5. NUNCA, em hipótese alguma, durma de maquiagem!
Fonte: Totalmente demais

“Ah Mari, fala sério, isso eu já sei!” é o que eu sempre escuto das minhas alunas, amigas e etc. Mas, vamos ser sinceras, quem nunca chegou em casa as 6h da matina de uma balada, e pensou “Dane-se a maquiagem, amanhã eu tomo banho e tiro, tô morrendo de sono!”? Todo ser humano já fez isso (até eu, óbvio! rs). Ou quem já pensou “Ah, hoje só passei um rímel, tomei banho e ficou meio pretinho embaixo do olho, mas tudo bem, amanhã eu passo lápis e ninguém vai perceber!”

Não preciso nem falar que dormir de maquiagem deixa a pele master oleosa, podendo aparecer espinhas/cravos no dia seguinte, né? Fora o olho, que coça, incomoda, e fica todo borrado (e com o rímel praticamente impossível de ser removido). Isso sem contar que, tendo esse ritual a longo prazo, a pele envelhece mais rápido também!
“Pô Mari, mas eu chego can-sa-da, quero dormir logo! O que eu faço?”. Era o que eu me perguntava também, até que conheci os maravilhosos lenços demaquilantes! Ai é simples, deixa o pacotinho perto da sua cama, chega em casa, esfrega aquele trem no rosto inteiro (escolha os lenços que, de preferência, removam maquiagem à prova d’água, pra você conseguir remover a make dos olhos também), e pronto, em 5 min você está linda, sem maquiagem, e pronta pra dormir com o rosto e a consciência limpa 😉 Eu ainda sou do tipo “cara de pau nível 5”, e, se vou pra balada com algum amigo que vai voltar dirigindo, levo um pacotinho de lenços demaquilantes na bolsa e vou tirando a make no caminho de volta pra casa mesmo #folgada rs
Ou seja amores, sem mais desculpas! o/
Esse post contém informações de minha experiência pessoal e de amigas próximas, baseado em informações retiradas de diversos lugares ao longo do período que comecei a me interessar por maquiagem. Não daria dicas pra vocês de coisas que não fizesse em mim mesma, ok? 😉


É isso meninas, mais um post enorme (tenho que parar com esse hábito de escrever muito =P), mas feito de coração <3 Espero que gostem e testem minhas dicas!
Foto de uma produção antiga, mas que eu adoro =)
Beijinhos, lindas!

ÚLTIMOS VÍDEOS DO CANAL