≡  

Vida de Blogueira | BLOGUEIRA OU CAÇADORA DE BRINDES? – Como se comportar em feiras e eventos!

Olá, meus amores!
Primeiramente um pedido de desculpas e uma constatação: MEU BLOGGER ESTÁ MALUCO! Eu programei os posts da semana passada e não consegui entrar no blog porque estava na correria, aí quando entro no meu blog hoje para ver se está tudo certo, vi que não publicou NADA do que eu havia programado! Ou seja, meus posts estão atrasados por conta disso ='( Chateação define. Não costumo postar aos sábados, mas hoje estou postando esse vídeo por aqui porque era um dos posts programados na semana passada, então pra não atrasar muito a vida, estou postando hoje e espero que vocês não me abandonem e vejam kkk.
Amores, seguinte. Desde o ano passado eu tenho ido a vários eventos, como vocês têm acompanhado aqui no blog. Já fui em feiras, encontros, workshops… Enfim, sempre que posso, eu vou. E indico muito participar desses eventos! É uma oportunidade incrível de conhecer pessoas novas, de aprender coisas novas (gente, já aprendi tanta coisa nos workshops que nem dá pra listar, sempre me ajudaram na criação dos meus posts, amo!), de ver de pertinho lançamentos para poder divulgar no seu blog e nas suas redes sociais, para conhecer e fazer contato com empresas e, claro, sempre rola um press kit de uma ou outra empresa que quer que você teste seus produtos e divulgue.
Pois é, só que tem gente invertendo a ordem das coisas. Tem gente lendo desse jeito:
É uma oportunidade incrível de conhecer pessoas novas, de aprender coisas
novas (gente, já aprendi tanta coisa nos workshops que nem dá pra
listar, sempre me ajudaram na criação dos meus posts, amo!), de ver de
pertinho lançamentos para poder divulgar no seu blog e nas suas redes
sociais, para conhecer e fazer contato com empresas e, claro,
sempre rola um press kit...AI MEU DEUS, PRODUTO! BRINDE! QUERO PRODUTO! QUERO BRINDE! AONDE? AONDE EU PEGO? SAI DA MINHA FRENTE QUE EU QUEROOOOOOOOOOOOOO!
Pra começar a entender o meu ponto, sugiro que assistam meu vídeo e entendam porque vim falar sobre isso e os absurdos que eu já cheguei a ver nesses eventos:
É, pois é. É exatamente sobre essa classe de pessoas que eu vim falar hoje. Não consigo nem incluir essas pessoas na classe de “blogueiras” porque, pra mim, gente que faz essas coisas que contei no vídeo não merece entrar nessa categoria, e por isso, listei-as na categoria de “caçadoras de brindes“. Porque gente que não presta atenção em empresa, que sai no tapa e empurra um monte de gente só pra pegar produto de graça ou pior, ROUBA produtos, pra mim, não pode ser chamada de blogueira.
Quer aprender a chegar do jeito certo nas empresas? Lá vai:
Faça um cartão de visitas
Como falei no vídeo, não precisa ser um super cartão nem ser feito em gráfica. Você mesma pode fazer a arte do seu cartão e mandar imprimir em uma gráfica online – como eu fiz com o meu AQUI nesse post -, ou até mesmo na impressora da sua casa ou de um amigo. O cartão é super importante e dá uma outra cara para o seu blog, mostra que você leva ele com mais seriedade e passa a imagem de profissionalismo – coisa que toda empresa quer.
 
Converse com as empresas
Com seu cartão de visita em mãos, vá aos stands das empresas e procure conversar com os representantes. Se estiverem falando sobre os lançamentos e produtos novos, escute o que eles têm a falar – aliás, esse é um ótimo conteúdo pra pôr nas redes sociais, falando sobre as novidades que a marca está lançando, já pensou nisso? -. Se surgir uma oportunidade, fale do seu blog, dos assuntos que ele aborda e peça para deixar o seu cartão de visitas para que eles entrem em contato. Ah, eu também gosto de pedir sempre o contato da pessoa responsável pelo marketing da empresa, para conseguir enviar um email com mais calma depois.
 
Saiba ouvir NÃO
Você seguiu os passos anteriores e conseguiu deixar o seu contato ou, até, já conseguiu um press kit da empresa no stand da marca mesmo, oba! Mas também pode acontecer o seguinte: você tentou conversar, tentou dar o cartão, tentou pegar o contato do marketing, e a empresa não quis saber, não te deu bola e você está sentindo que as pessoas do stand não estão com paciência pra te ouvir? Agradeça pela atenção e vá embora. Fim. Ninguém é obrigado a te dar brindes só porque você é blogueira, com certeza surgirão outras oportunidades depois ou com essa empresa ou com outras.
É isso, gente. Não tem uma fórmula mágica que te dê 100% de certeza de sair com várias sacolas recheadas de brindes de um encontro, uma feira ou um workshop. E o seu propósito em estar lá não deveria ser esse. Não deveria MESMO!
Lembre-se do motivo de você ter criado um blog: compartilhar conteúdo e dividir experiências. Produtos ajudam a ter mais conteúdo? Com certeza. Mas são sua prioridade? Não! Ou, ao meu ver, não deveriam ser.
Não quero ser chata nem jogar água no mingau de ninguém. Só quero que vocês parem para pensar no que estão fazendo. Algumas atitudes como as que citei no vídeo queimam tanto o seu filme quanto o de todas as outras blogueiras. Nosso espaço é muito difícil de conseguir, não estrague um futuro lindo e brilhante que você pode ter só porque saiu desesperada atrás de brindes para tirar uma foto bem linda pra colocar no Instagram e fazer um vídeo enooooorme de “Recebidos do Mês”. Pense adiante.
E aí, o que acharam? Concordam comigo? Discordam? Quero saber, me contem!
Beijão e bom final de semana pra vocês!
Siga o blog nas redes sociais
Facebook | Instagram | Youtube

ÚLTIMOS VÍDEOS DO CANAL