≡  

O que (já) mudou na minha vida com o Exercício da Gratidão

exerciciodagratidão-capa-blOlá, meus amores!

Quem me acompanha nas redes sociais viu que eu resolvi começar o ano de uma maneira diferente. Comecei a fazer o Exercício da Gratidão diariamente, e em menos de um mês já percebi a diferença que ele fez na minha vida.

Explico melhor sobre o Exercício da Gratidão neste vídeo:

Resumidamente, a ideia é ser grata pelas coisas boas que me acontecem, e focar nelas ao invés de focar nas coisas ruins e deixar que elas estraguem o meu dia.

O exercício consiste em anotar todas as coisas boas e que te fizeram feliz durante o dia. O que eu tenho feito é pegar a minha agenda e, ao final de cada dia, concentrar-me em todas as coisas que encheram meu coração de alegria naquelas 24h que passaram e anotá-las.

OBS: Notem que não estou falando de religião alguma aqui. Eu acredito em Deus e, ao fazer minhas anotações, automaticamente mentalizo agradecendo à Ele por tudo de bom que tive durante o dia. Mas você não precisa seguir nenhuma religião, basta mentalizar as coisas boas que te aconteceram e sentir-se grato por elas, ok? =)

Optei pela agenda porque levo ela na bolsa todos os dias, e caso queira anotar algo bom na hora que aconteceu, já pego e anoto. Mas você pode fazer isso de outras maneiras: anotar em um caderno, em um diário, em papéis e colocá-los em um pote. Enfim, faça da maneira que preferir e que ficar mais fácil para você.

exerciciodagratidão-01

Vale ressaltar que não precisa começar isso no primeiro dia do ano. Nunca é tarde para ser grato, então comece agora mesmo, não importando se é Janeiro, Março, Outubro, Dezembro ou qualquer mês do ano. Apenas faça 🙂

O que tem mudado na minha vida:

Esses dias, peguei para ler um livro do psicólogo Joan Garriga Bacardí,(para quem se interessar, chama-se “Onde estão as moedas?), e ele disse uma frase que até anotei na minha agenda para não esquecer:

“O que reprovamos nos aprisiona, e só o que amamos nos liberta”

Como disse no vídeo, frequentemente nós deixamos que coisas ruins acabem com nosso dia. Ele pode ter milhões de coisas boas, mas basta uma coisa ruim – seja uma briga com o namorado, com a família ou com o chefe no trabalho – para nos colocar para baixo e fazer com que o dia fique um lixo. E aí, frequentemente, eu ia dormir com a sensação de que meu dia tinha sido péssimo e que nada tinha valido a pena.

Mas eu não tenho mais deixado o meu dia virar um lixo desde que comecei a fazer o Exercício da Gratidão.

Isso porque, quando focamos nas coisas boas que aconteceram durante o dia, elas preenchem nosso coração e nos dão mais forças para seguir em frente. Assim como o que é ruim nos puxa pra baixo, o que é bom nos levanta! Dormir todos os dias depois de anotar na agenda tudo o que tem me feito bem, que me deixa feliz e que é motivo para gratidão, é muito melhor do que dormir com a sensação de que nada deu certo.

exerciciodagratidão-02Obviamente, não estou pregando que você tem que deixar os problemas de lado e viver no mundo encantado dos unicórnios. O que estou dizendo é que tenho percebido que, se me sinto grata e foco nas coisas que me deixaram feliz durante o dia, automaticamente me sinto com mais forças para resolver os problemas que tenho diariamente. Faz sentido?

Depois do último ano, percebi que os dias e as horas passam mais rápido do que imaginamos. E, quando nos damos conta, já se passaram dias, semanas, anos. A pergunta é: você aproveitou bem cada dia da sua vida?

Eu posso dizer, sem dúvidas, que já deixei de aproveitar muitos dias por ter focado nas coisas ruins e deixado de lado o que me faz bem. Também posso dizer que não estou mais disposta a desperdiçar os meus dias, e o Exercício da Gratidão tem ajudado a lembrar-me de tudo de bom que me acontece e todos os motivos que eu tenho para agradecer pela minha vida e não deixá-la passar sem focar no que me faz feliz.

E você, já parou pra lembrar das coisas boas que te aconteceram hoje? E nos outros dias?

Beijos,

Mari

ÚLTIMOS VÍDEOS DO CANAL