Coisas que todo (bom) blogueiro tem que ter
Olá, amores! Eu já venho escrevendo há algum tempo aqui no blog dicas para blogueiros (caso queira ver os outros posts que fiz dessa categoria, clique AQUI). E hoje, vim dar para vocês dicas de coisas que todo bom blogueiro tem que ter – na minha opinião:
1- Agenda, caderno – ou qualquer lugar pra anotar as ideias
Pense o seguinte: você tem que fazer uma grande quantidade de posts mensais (no meu blog, por exemplo, preciso de no mínimo 16 posts por mês) e não sabe de onde você vai tirar tantas ideias. No começo bate um desespero, mas quando você aprende a carregar uma agenda dentro da bolsa, descobre que sua vida fica muito mais fácil. Eu tenho cadernos espalhados pela casa para anotar tudo o que me vem na cabeça – e frequentemente, anoto ideias no celular também, por falta de lápis à mão. Isso porque, na maioria das vezes, você tem ideias ótimas, mas acaba esquecendo por não ter aonde anotar. Já falei aqui que “o mundo é uma fábrica de posts”, então trate de anotá-los em qualquer lugar para não esquecer de executá-los depois.
2- Criatividade e autenticidade
Na minha opinião, a criatividade é um exercício diário (mas uma vez que você pega a prática, as coisas ficam muito mais fáceis). Existem muitos blogueiros que simplesmente pegam as ideias que estão em alta e fazem uma cópia descarada delas – eu não julgo quem faz, mas acho que você pode evoluir em cima disso e fazer algo com seu estilo. Se o que está em alta são “dicas que toda mulher deve saber”, por que ao invés de copiar as dicas que dão em 99,9% dos vídeos, você não faz um vídeo de dicas que se encaixe para o seu público? Eu, por exemplo, segui essa ideia e fiz já três vídeos com dicas que toda menina com cabelos cacheados tem que saber, já que o maior público que tenho é esse. Está vendo como você não precisa copiar para “entrar na onda”? Solte a criatividade e faça um conteúdo autêntico que chame a atenção dos seus leitores!
3- Humildade – com seus fãs e para reconhecer seus erros
Tem muitos blogueiros / youtubers se esquecendo de para quem eles produzem os seus conteúdos – que são vocês, leitores e espectadores. Acho que todo bom influenciador digital tem que ter a humildade de conversar com seus fãs e descobrir o tipo de conteúdo que eles querem ver, se estão gostando ou não, entre outras coisas. Recentemente, estava fazendo vídeos com temas mais variados no meu canal, e percebi que meu público não gostou. É nessas horas que você tem que ser humilde o suficiente para reconhecer que errou e escutar o que as pessoas esperam de você – e melhorar. Sempre.
4 – Falta de vergonha – mas com bom senso, por favor
Amigo(a), se você criou um blog e quer que ele seja visto, aprenda que é hora de deixar a vergonha trancada dentro do armário. As pessoas só vão descobrir que seu trabalho existe se você colocar a boca no mundo e divulgar. Redes sociais, grupos de amigos, fila do banco ou salão de beleza enquanto faz a unha do pé, não importa aonde for, mas tem que divulgar – e sem vergonha! Vai por mim, eu super entendo esse papo de vergonha. Eu mesma fiquei mais de um ano sem divulgar o meu blog pra ninguém (contei essa história e, inclusive, comentei nesse texto como foi o meu primeiro comentário negativo depois de começar a divulgar). Mas percebi uma coisa: as pessoas não vão dar credibilidade para uma pessoa que tem vergonha do próprio conteúdo. E não há motivos para ter vergonha de quem você é e do que você faz. Então faça um favor pra si mesma: na próxima festinha de família, quando te perguntarem que penteado lindo é esse que você está usando, pegue o celular e mostre o vídeo que você tem no seu canal ensinando a fazê-lo. Mas vamos deixar uma coisa clara: “falta de vergonha” e “falta de noção” são coisas diferentes. Uma coisa é você enviar um link de um post sobre cinema que você fez no grupo de amigos que curte esse tema no Whatsapp. Outra coisa é você enviar os links de todos os posts e vídeos para todos as pessoas que você tem no Whatsapp, Facebook, Snapchat e Instagram. E pior ainda é enviar para pessoas que nunca te viram na vida! Saiba dosar a falta de vergonha junto com o bom senso – e seja feliz!
5- Responsabilidade e compromisso
Uma vez que você cria um blog / canal e começa a atrair leitores e espectadores, você cria um laço com eles. Eu mesma fico esperando ansiosamente meus youtubers preferidos postarem vídeos novos, e se eles não o fazem, isso me deixa chateada – porque é algo que me prometeram logo quando conheci o canal, então como podem “desprometer” sem nenhuma explicação? Eu sei que imprevistos acontecem (eu mesma já tive vários), mas sabe quando o tio Ben diz que “grandes poderes trazem grandes responsabilidades”? Se você disser que vai ter vídeo novo no seu canal toda segunda-feira as 20:00, pode ter certeza que vai ter pelo menos uma pessoa lá esperando ansiosamente esse vídeo sair. E se passar uma, duas, três, quatro segundas-feiras e não tiver nenhum conteúdo novo, seu fã vai ficar chateado e vai acabar procurando outro canal / blog. Seja responsável com o seu trabalho e organize-se pra isso. Quer dicas pra nunca ficar sem conteúdo e se organizar? Clique AQUI e AQUI e confira os posts que fiz sobre isso.
Espero que tenham gostado do post! E qual item você incluiria nessa lista?
Beijos!