≡  

Coisas que todo (bom) blogueiro tem que ter

coisas-que-todo-bom-blogueir-tem-que-ter-capa-bl
Olá, amores! Eu já venho escrevendo há algum tempo aqui no blog dicas para blogueiros (caso queira ver os outros posts que fiz dessa categoria, clique AQUI). E hoje,  vim dar para vocês dicas de coisas que todo bom blogueiro tem que ter – na minha opinião:

1- Agenda, caderno – ou qualquer lugar pra anotar as ideias

Pense o seguinte: você tem que fazer uma grande quantidade de posts mensais (no meu blog, por exemplo, preciso de no mínimo 16 posts por mês) e não sabe de onde você vai tirar tantas ideias. No começo bate um desespero, mas quando você aprende a carregar uma agenda dentro da bolsa, descobre que sua vida fica muito mais fácil. Eu tenho cadernos espalhados pela casa para anotar tudo o que me vem na cabeça – e frequentemente, anoto ideias no celular também, por falta de lápis à mão. Isso porque, na maioria das vezes, você tem ideias ótimas, mas acaba esquecendo por não ter aonde anotar. Já falei aqui que “o mundo é uma fábrica de posts”, então trate de anotá-los em qualquer lugar para não esquecer de executá-los depois.

2- Criatividade e autenticidade

Na minha opinião, a criatividade é um exercício diário (mas uma vez que você pega a prática, as coisas ficam muito mais fáceis). Existem muitos blogueiros que simplesmente pegam as ideias que estão em alta e fazem uma cópia descarada delas – eu não julgo quem faz, mas acho que você pode evoluir em cima disso e fazer algo com seu estilo. Se o que está em alta são “dicas que toda mulher deve saber”, por que ao invés de copiar as dicas que dão em 99,9% dos vídeos, você não faz um vídeo de dicas que se encaixe para o seu público? Eu, por exemplo, segui essa ideia e fiz já três vídeos com dicas que toda menina com cabelos cacheados tem que saber, já que o maior público que tenho é esse. Está vendo como você não precisa copiar para “entrar na onda”? Solte a criatividade e faça um conteúdo autêntico que chame a atenção dos seus leitores!

3- Humildade – com seus fãs e para reconhecer seus erros

Tem muitos blogueiros / youtubers se esquecendo de para quem eles produzem os seus conteúdos – que são vocês, leitores e espectadores. Acho que todo bom influenciador digital tem que ter a humildade de conversar com seus fãs e descobrir o tipo de conteúdo que eles querem ver, se estão gostando ou não, entre outras coisas. Recentemente, estava fazendo vídeos com temas mais variados no meu canal, e percebi que meu público não gostou. É nessas horas que você tem que ser humilde o suficiente para reconhecer que errou e escutar o que as pessoas esperam de você – e melhorar. Sempre.

4 – Falta de vergonha – mas com bom senso, por favor

Amigo(a), se você criou um blog e quer que ele seja visto, aprenda que é hora de deixar a vergonha trancada dentro do armário. As pessoas só vão descobrir que seu trabalho existe se você colocar a boca no mundo e divulgar. Redes sociais, grupos de amigos, fila do banco ou salão de beleza enquanto faz a unha do pé, não importa aonde for, mas tem que divulgar – e sem vergonha! Vai por mim, eu super entendo esse papo de vergonha. Eu mesma fiquei mais de um ano sem divulgar o meu blog pra ninguém (contei essa história e, inclusive, comentei nesse texto como foi o meu primeiro comentário negativo depois de começar a divulgar). Mas percebi uma coisa: as pessoas não vão dar credibilidade para uma pessoa que tem vergonha do próprio conteúdo. E não há motivos para ter vergonha de quem você é e do que você faz. Então faça um favor pra si mesma: na próxima festinha de família, quando te perguntarem que penteado lindo é esse que você está usando, pegue o celular e mostre o vídeo que você tem no seu canal ensinando a fazê-lo. Mas vamos deixar uma coisa clara: “falta de vergonha” e “falta de noção” são coisas diferentes. Uma coisa é você enviar um link de um post sobre cinema que você fez no grupo de amigos que curte esse tema no Whatsapp. Outra coisa é você enviar os links de todos os posts e vídeos para todos as pessoas que você tem no Whatsapp, Facebook, Snapchat e Instagram. E pior ainda é enviar para pessoas que nunca te viram na vida! Saiba dosar a falta de vergonha junto com o bom senso – e seja feliz!

5- Responsabilidade e compromisso

Uma vez que você cria um blog / canal e começa a atrair leitores e espectadores, você cria um laço com eles. Eu mesma fico esperando ansiosamente meus youtubers preferidos postarem vídeos novos, e se eles não o fazem, isso me deixa chateada – porque é algo que me prometeram logo quando conheci o canal, então como podem “desprometer” sem nenhuma explicação? Eu sei que imprevistos acontecem (eu mesma já tive vários), mas sabe quando o tio Ben diz que “grandes poderes trazem grandes responsabilidades”? Se você disser que vai ter vídeo novo no seu canal toda segunda-feira as 20:00, pode ter certeza que vai ter pelo menos uma pessoa lá esperando ansiosamente esse vídeo sair. E se passar uma, duas, três, quatro segundas-feiras e não tiver nenhum conteúdo novo, seu fã vai ficar chateado e vai acabar procurando outro canal / blog. Seja responsável com o seu trabalho e organize-se pra isso. Quer dicas pra nunca ficar sem conteúdo e se organizar? Clique AQUI e AQUI e confira os posts que fiz sobre isso.

Espero que tenham gostado do post! E qual item você incluiria nessa lista?

Beijos!

ÚLTIMOS VÍDEOS DO CANAL