Olá amores! Vamos falar sobre umectação noturna hoje? É um dos meus segredos para manter o cabelo sempre bonito, brilhante, com volume controlado e com pouco frizz. Mostrei minha receita preferida em vídeo e agora vou contar pra vocês o que faz esse procedimento trazer resultados tão maravilhosos.

Primeiro, vamos ao passo a passo em vídeo:

Uma coisa que quero deixar clara antes de continuar a explicação: na umectação tradicional, normalmente você usa o mesmo óleo que aplica no comprimento do cabelo para aplicar no couro cabeludo, e se eu realizo o procedimento durante o dia é isso o que eu faço. Porém eu particularmente não gosto de dormir com o óleo agindo no meu couro cabeludo porque acho que ele acorda muito mais “pesado”, então opto por aplicar o tônico que também nutre mas é mais leve, e de quebra ainda tem outros benefícios, como ajudar na diminuição da queda, ajudar no fortalecimento do cabelo para evitar quebra e etc.

O procedimento de Umectação é bem conhecido no meio das cacheadas / onduladas / crespas porque são os cabelos com mais dificuldade de serem nutridos, já que o óleo que é produzido no couro cabeludo tem mais dificuldade de chegar às pontas do cabelo devido às curvas. Porém não é um procedimento exclusivo de quem tem esse tipo de cabelo, já que quem tem cabelo liso também pode se beneficiar (quanto mais seco o cabelo, mais ele vai sentir a diferença após a umectação).

Umectar é umedecer, e no caso, é feito com óleos – que tem que ser puros e vegetais, nada de óleos derivados do petróleo como o óleo mineral, ok? O procedimento é feito no cabelo seco e sujo porque a cutícula do fio não precisa estar aberta para que o óleo penetre (diferente da hidratação por exemplo, onde o cabelo tem que estar lavado). Mas já vi relatos de pessoas que preferem fazer a umectação com o cabelo limpo, então vai de teste. Eu prefiro infinitamente fazer com o cabelo sujo, por causa da praticidade mesmo. E o óleo deve ficar no cabelo por um período de, pelo menos, meia hora (o ideal é deixar mais, tipo umas 2 horas). Mas aviso que já testei umectação de vários jeitos e minha maneira preferida ainda é a que deixa o óleo agindo por mais tempo no cabelo, e por isso mesmo a umectação noturna é a minha preferida, porque o cabelo vai receber a ação do óleo durante a noite toda.

A umectação “raiz” é feita só com óleos vegetais puros, como azeite de oliva, óleo de rícino, óleo de amêndoas ou o famoso (e meu preferido) óleo de coco, entre outros. Porém as empresas começaram a industrializar produtos para serem usados na umectação – na maioria das vezes, com blends de óleos bem bacanas! -, e eu já testei vários e posso dizer que gosto da maioria deles, mas sempre fico atenta à composição pra ver se os produtos não tem derivados de petróleo, como óleo mineral, parafina líquida e outros, e se não têm parabenos também (ainda não sabemos o mal que eles fazem no organismo, então eu procuro evitar rs). E se você for alérgico, vale prestar atenção no perfume que colocam nesses industrializados, porque eu mesma já experimentei um que me deu alergia. Mas resumindo: se o produto for liberado para No e Low Poo e tiver esse blend legal de óleos que só vão beneficiar o seu cabelo, acho que não precisa rolar esse “preconceito” com os industrializados rs.

Vou deixar aqui a lista dos produtos que usei para fazer a minha Umectação Noturna no vídeo:

  • Tônico de Jaborandi da Secrets Professional: liberado No e Low Poo, rende pra caramba, tem um cheiro ótimo e têm me trazido resultados fantásticos no controle da queda, quebra e nutrição do couro cabeludo. Uso desde o começo do ano e não abro mão dele
  • Tônico TNT Nutrição Explosiva da Novex – Embelleze: liberado No e Low Poo, tem Quinoa, Panthenol e Mix de Vitaminas, redimento médio. Pode usar no couro cabeludo, como eu usei o tônico da Secrets, mas também dá pra misturá-lo com cremes de hidratação para potencializá-los e eu descobri que umectar o cabelo com esse tônico também é ótimo! Então gosto de misturá-lo com Óleo de Coco.
  • Óleo de Coco da Unilife: eu uso qualquer marca de óleo de coco, só me atento para ver se ele é 100% vegetal e prensado à frio (para não perder suas propriedades), ok?
  • Shampoo Cachos e Ondas da Nick Vick: liberado Low Poo, tem Óleo de Coco, Nano Link, Semente de Linhaça e Extrato de Chia. É bem suave e faz uma ótima limpeza.
  • Máscara de Reparação Intensiva Divino Cachos da Hidrabell: Liberada No e Low Poo, tem Óleo de Coco, Proteína do Baobá e Quinoa Pro. Considero ela de hidronutrição (apesar de ter componentes reconstrutores na fórmula), e por ela ter ação rápida de 5 minutos, adoro utilizá-la no banho para dar aquela hidratada boa no cabelo.
  • Condicionador Cachos e Ondas da Nick e Vick: Liberado No e Low Poo, tem Óleo de Coco, Nano Link, Semente de Linhaça e Extrato de Chia. É encorpado, dá um resultado leve porém “potente” no cabelo, sabe?
  • Creme de Pentear para cabelos Ondulados da linha Cachos Hidravitaminados da Pantene: liberado Low Poo, não tem ingredientes ativos na composição, mas apesar disso, eu gosto do resultado leve e definido que ele dá no cabelo.

Como coloca-se óleo nos fios, a umectação é um procedimento que devolve o brilho e a lubrificação dos fios (isso é importante para evitar a quebra), e consequentemente ajuda a diminuir o frizz, o ressecamento e o volume excessivo sem definição dos cabelos. E a umectação noturna é, na minha opinião, ideal pra quem passa pela correria do dia a dia, onde não tem tempo de fazer procedimentos muito elaborados para deixar o cabelo bem cuidado. Faça umectação noturna uma vez por semana que você vai ver que seus fios vão melhorar consideravelmente!

Espero que tenham gostado, amores!

Beijos,

Mari

Escrito por Mariana Vasconi