cronogramacapilar-tudosobre-belezamista-01Olá, meus amores! Vocês vivem me pedindo, e hoje finalmente eu vim falar tudo sobre Cronograma Capilar! Vou ensinar para vocês o que é, como montar, quantas vezes por semana fazer, como identificar os produtos e principalmente, como identificar as etapas que seu cabelo precisa com mais urgência. Vamos descobrir?

cronogramacapilar-tudosobre-belezamista-02O QUE É | QUANTAS VEZES FAZER:

O Cronograma Capilar nada mais é do que uma espécie de agenda de tratamentos para o cabelo que tem as etapas de Hidratação, Nutrição e Reconstrução. Cada cabelo tem uma necessidade, então montamos o cronograma de acordo com as necessidades de cada um, não existe uma maneira específica de fazer.

O ideal é que seja feito de 2 a 3 vezes por semana, por um período mínimo de 30 dias. Passado esse período, você pode continuar o tratamento, fazendo alterações no cronograma ou não. Ex: Antes você fazia Reconstrução duas vezes por mês, agora precisa fazer apenas uma vez por mês, e assim por diante.

cronogramacapilar-tudosobre-belezamista-03COMO MONTAR O CRONOGRAMA:

Decidido se você vai fazer 2 ou 3 vezes na semana, é hora de montar o cronograma. Primeiro você precisa decidir os dias que vai fazer – e ai tanto faz, veja os dias que você terá mais tempo para fazer os procedimentos. Aí é só ir colocando os tratamentos que você quiser fazer de acordo com a necessidade do seu cabelo.

Vamos descobrir do que seu cabelo precisa, agora?

HIDRATAÇÃO:

A hidratação nada mais é do que a reposição de água dos cabelos. Várias coisas no nosso dia a dia ressecam o nosso cabelo, como água quente do chuveiro, sol, poluição e etc, e por isso é a etapa que fazemos com mais frequência. É feita com ativos vegetais (aloe vera, karité, argan, entre muitos outros) e você pode fazer com cremes de hidratação apenas ou misturar com outros ativos para potencializar a hidratação (eu por exemplo, amo a hidratação de Maizena que ensinei AQUI). Resumindo:

CABELO ÁSPERO E RESSECADO = Precisa de HIDRATAÇÃO

NUTRIÇÃO:

A nutrição é a reposição de lipídios (óleo e gordura) do cabelo. Isso é importante porque promove a lubrificação dos fios, que evita a quebra e a perda de umidade dos cabelos. Você usa óleos e manteigas de origem vegetal apenas (não use nada mineral e nem óleos refinados). Pode ser feito com creme de nutrição ou fazer umectação com óleo (eu uso o óleo de coco vendido em casas de produtos naturais, por exemplo, ou com a umectação de oliva da Lola Cosmétics que resenhei AQUI). Resumindo:

CABELO RESSECADO E SEM BRILHO = Precisa de NUTRIÇÃO

RECONSTRUÇÃO:

A reconstrução tem a função de reestruturar a fibra capilar, e é a etapa essencial para quem faz química (coloração, descoloração, relaxamento, progressiva, etc) e / ou muitos procedimentos que provocam dano mecânico (chapinha, secador, escova, etc). É feita com proteínas: queratina, colágeno, arginina, creatina e aminoácidos. IMPORTANTE: Não faça a reconstrução mais de uma vez por semana, o excesso de proteína deixa os cabelos pesados e sem vida! O ideal é fazer a cada 15, 20 ou 30 dias, dependendo do quanto seu cabelo está danificado. Resumindo

CABELO COM QUÍMICA, DANIFICADO E QUEBRADIÇO = Precisa de RECONSTRUÇÃO

Quer uma explicação mais detalhada e aprender a como identificar os produtos a serem usados em cada etapa? É só assistir o vídeo:

Espero muito que tenham gostado! Alguém já faz o Cronograma Capilar? Tem funcionado? Me contem nos comentários!

Beijos!

Escrito por Mariana Vasconi