≡  

DIY: Caderno personalizado

Oi, gente!
Hoje vim dar uma ideia super fácil de fazer pra personalizar um caderno que você já cansou da capa. E o melhor: com materiais bem baratinhos!
E, pra quem como eu não tem muita habilidade com papel contact colorido, não se preocupe, porque nesse tutorial, vamos usar tecido! Sim, sabe aquele resto de tecido com uma estampa bonita que sua vó/mãe tem guardado em casa? Pega ele e vem comigo!
Materiais:
– Caderno (no meu caso, peguei um pequeno, mas pode ser de qualquer tamanho)
– Tecido da sua preferência (esse eu comprei em uma loja de tecidos e paguei só R$3,40 o metro, super barato)
– Tinta acrílica branca
– Cola líquida branca
– 2 pincéis: um de cerdas durinhas pra aplicar a cola e outro com as cerdas mais molinhas pra aplicar a tinta
– Fita crepe
– Tesoura
– Pregadores de roupa
– Folhas de jornal (que eu esqueci de por na foto haha)
– Fita de cetim pra decorar (ou outra coisa que você queira usar, como botões, laços etc)
Dica: Se seu caderno for espiral, eu acho legal você comprar um tecido do mesmo tom da capa do caderno (por exemplo, meu caderno é azul, então comprei um tecido com tons azuis), porque não vai ter como forrar a parte dos “furinhos”, e se a cor do tecido for muito diferente, o efeito não vai ser tão bonito.
Passo a passo:


A primeira coisa que você tem que fazer é medir o tamanho do tecido que você vai precisar pra forrar o caderno. Você pode fazer com uma régua ou como eu, que coloquei o caderno em cima do tecido e cortei “de olho” mesmo, só deixando uma borda pro arremate depois.
Agora é a parte de pintar a capa do caderno de branco. Essa parte é importante porque, caso você não pinte, quando for colar o tecido ele vai ficar transparente e vai dar pra ver a imagem que está embaixo dele, então a tinta branca serve pra neutralizar isso. Para não sujar nem o caderno e nem a espiral, coloquei uma folha de jornal separando a capa das folhas do caderno, e um pedaço de fita crepe em cima da espiral. Passei duas camadas de tinta branca, tirei a fita e o jornal e esperei secar naturalmente.
Enquanto você espera secar, vá preparando o tecido. Eu cortei aquele pedaço de tecido no meio e, pra já adiantar, cortei as pontas do tecido que vão ser arrematadas. Pra finalizar, tirei as pontinhas e restos de tecido que poderiam desfiar.
Depois que a tinta do caderno secou, peguei a cola branca e, com o pincel, apliquei-a em toda a capa. Em seguida, já colei o tecido em cima, tomando cuidado pra que ele ficasse bem lisinho na superfície.
Agora é a hora de fazer o arremate na parte de dentro. As abas que ficaram para fora devem ser coladas lá dentro (e o corte nas pontas que você fez antes vai servir para o tecido não ficar acumulado nessa região). OBS: Lembrando que esse passo e o anterior devem ser feitos na capa de trás do caderno também, ok?
Depois, aplique uma camada homogênea de cola por cima do tecido que você aplicou na capa. Essa parte é importante porque o tecido suja normalmente, porém a cola “impermeabiliza” o tecido, fazendo com que ele não suje!
Espere essa cola secar e decore do jeito que você preferir. Eu usei a fita de cetim entre o tecido e a espiral, pra deixar essa parte mais bonita, e coloquei um laço chanel por cima pra dar um charme (se você não sabe fazer laço chanel, ensinei nesse tutorial aqui). 
E ficou assim:
Eu usei essa técnica pra forrar o caderno, mas claro que você pode usá-la pra forrar outras coisas, como agenda, álbum de fotos, bloquinho de anotações e etc.
Gostaram, amores? 🙂
Beijos!

ÚLTIMOS VÍDEOS DO CANAL