≡  

Você sabe como lavar os cabelos direito?

Olá meninas! Vamos falar sobre cabelos?

Como eu tenho cabelo extremamente seco, sempre pesquisei dicas em livros, revistas e conversando com cabeleireiros, e fiz um “apanhado” de vários cuidados que a maioria das pessoas não conhecem, mas que fazem uma diferença enorme no resultado final.
Você sabia que lavar e condicionar o cabelo corretamente faz qualquer shampoo ou condicionador terem efeitos fantásticos? Não adianta nada gastar uma grana enorme em produtos importados se não usá-los direito.
Por isso, espero que minhas dicas sejam úteis e vocês aproveitem muito!

Uma foto dos meus cabelos, pra vocês terem ideia do trabalho que me dá:

Acreditem, eu faço todo esse processo sempre que eu vou lavar o cabelo. Pode parecer muito, mas depois que você acostuma, acaba virando rotina. E o cabelo fica muitíssimo mais bonito e hidratado seguindo todas essas dicas!
1° Passo: Lavar a escova

Não, você não leu errado. Você já lavou a escova / pente que usa todos os dias alguma vez na vida? Não? Então pense nisso: você penteia o cabelo todo dia, certo? No seu pente / escova, vai depositando toda a sujeira que você carrega no cabelo, fora outras coisas como caspa, descamação, oleosidade… Ai você sai do banho, com o cabelo limpíssimo, e penteia com o que? Sim, esse pente / escova nojento que eu acabei de falar!

Pra resolver esse problema, é simples:

1- Leve a escova / pente que você usa todo dia pro chuveiro e lave ela antes de começar a lavar o cabelo!

2- Pra lavar, coloque um pouco de shampoo (não, sabonete não adianta) nas cerdas e deixe a água escorrer até tirar todo o shampoo.

3- Se as cerdas forem separadas e você quiser passar a mão pra dar uma esfregadinha, fique a vontade.

2° Passo: Lavar o cabelo (shampoo)

1- Primeiro, claro, escolha o tipo adequado de shampoo para a necessidade do seu cabelo. Ao contrário do que a maioria pensa, a hidratação começano shampoo, e não no condicionador!

2- Para lavar, primeiro dê uma enxaguada boa no cabelo só com água, e depois passe o shampoo no couro cabeludo – e só. Nada de esfregar nas pontas, ou juntar todo o cabelo no alto da cabeça e esfregar! Oleosidade, caspa, sujeita e outros ficam concentrados no couro cabeludo, e não no comprimento. É só massagear o shampoo no couro cabeludo (usando a ponta dos dedos, e não as unhas) e enxaguar, deixando escorrer por todo o cabelo. Isso será suficiente para limpar o comprimento.

3- Caso seu cabelo seja muito comprido (como o meu), pegue um pouco de shampoo e lave da metade pra baixo do cabelo, sem esfregar as pontas.

4- Caso seu cabelo tenha as pontas muito secas (como o meu, também), passe um pouco de condicionador só nas pontas antes de começar a passar o shampoo. Vai evitar o ressecamento.

Não existe uma regra específica em relação a quantas vezes deve-se lavar o cabelo. Lave quantas vezes precisar! Para não embaraçar o cabelo, é bom ir penteando (com aquele pente / escova que você lavou, lembra?). Aquela história de que pentear o cabelo no banho quebra o cabelo é mito! Você não vai ter que pentear depois de sair, com ele ainda úmido? Então. E enxaguar muito bem, não pode sobrar nadinha do produto, senão quebra o cabelo todo!

3º Passo: Passar o condicionador
A parte mais chatinha de todo o processo, e a mais importante também. Recomendo desligar o chuveiro nessa hora, pra não ficar gastando água a toa.

1. Vá apertando seu cabelo aos poucos pra retirar o excesso de água. Não torça, isso sim vai quebrar (e muito) seu cabelo!

2. Depois disso, pegue uma toalha de rosto e vá apertando no cabelo pra tirar o excesso de água também. O cabelo tem que ficar úmido, sem pingar nenhuma gotinha quando você apertar.

3. Pegue o condicionador e vá espalhando pelo comprimento, sem passar na raiz.

4. Coloque todo o cabelo dentro de uma touca de banho e vá terminar de se lavar (passar sabonete no corpo, no rosto etc).

5. Tire a touca e enxague tudo, não deixe creme nenhum no cabelo. O que tinha que penetrar no cabelo já penetrou, e deixar creme no cabelo, mesmo que seja só um pouquinho, vai tirar o brilho dos fios.

É importante tirar o excesso de água porque, com o cabelo encharcado, o creme não penetra e não faz muito efeito. Você pode até achar que é mentira, porque você sente o creme no cabelo, mas acredite, ele está superficialmente no cabelo, e não onde deveria estar, que é na parte interna dos fios.

É isso meninas, espero que tenham gostado e testem as dicas!

ÚLTIMOS VÍDEOS DO CANAL