≡  

Cacheadas do Beleza Mista | Ana Paula Souza – Cachos tipo 2

Olá, meus amores! Tudo bem com vocês?
Hoje temos mais um post da série Cacheadas do Beleza Mista (se quiser saber do que se trata o projeto e como participar, clique AQUI!).
Semana passada tivemos uma cacheada do tipo 3 com várias dicas bacanas pra passar, e essa semana temos uma convidada fofíssima que é leitora recente do blog e está passando pela temida fase da transição capilar! Vamos saber mais sobre ela?
Meu nome
é Ana Paula Souza, tenho 30 anos, moro em Parnamirim/RN (bemmmm coladinho com
Natal/RN, na cidade do maior cajueiro do mundo e de praias lindas…kkkk).

 

Acho que
meu cabelo está entre o 2b e o 2c.

 

Eu nunca soube como cuidar do meu cabelo quando eu era adolescente e ele era natural. Então, eu só o penteava e amarrava, nunca usava
ele solto. Quer dizer, uma única vez, com muito gel, mas todos acharam uma ousadia minha (estou falando de quando eu tinha 15/16 anos, hoje tenho 30).
Cheguei a tentar usar chapinha e escovar, mas ele é muito fino e só piorava, pois ele armava e ficava “fofo”. Por volta dos meus 18/19 anos é que comecei a alisar e daí não parei mais e me tornei escrava dos alisamentos. Fora que eu pintei, descolori (fui loira, ruiva, morena, californiana). Já fiz de tudo!
Porém, ano passado, eu comecei a seguir a blogueira Duda Fernandes (do blog Pretty Poison) e conheci o cronograma capilar e o
processo que ela estava passando de transição capilar (nem sabia que eu podia deixar de ser escrava do alisamento kkkk).
Meu cabelo hoje está em transição. Já cortei o liso e ele está ondulado, mas sem definição.

 

Estou muito perdida ainda e não tenho nenhuma técnica, quero aprender primeiro.

 

1) Máscara de Hidratação Morte Súbita – Lola Cosmétics (falei dele AQUI)
2) Creme de Pentear Multifuncional Milagre – Lola Cosmétics (fiz resenha AQUI)
3) Shampoo Óleo Reparação – Garnier Fructis (fiz resenha AQUI)
4) Reparador de Pontas – Avon
5) Umectação Oliva – Lola Cosmétics (fiz resenha AQUI)

 

Minha dúvida maior é como mantê-lo lindo e definido o dia todo. E como podemos mantê-lo no dia a dia. Quando acordar, por exemplo, para me arrumar para ir pro trabalho, em dia que não vou lavar, como faço? Por que ele amanhece “assanhado” e embaraçado. Como devo dormir com ele?
Eu estou muito perdida e desesperada, quase desistindo de ficar com ele assim. Quase todos me aconselham a voltar com o
cabelo liso, dizem que combinava mais, mas quero acreditar que é porque ele ainda está indefinido e feio. Me ajudem!!!! Quero viver livre da química!Quer ver as respostas das blogueiras pro caso da Aninha? Então continue lendo clicando em Mais informações!

Para mantê-lo definido o dia todo, você pode abusar da fitagem, que é uma técnica bem fácil de separar o fios em fitas e definí-las bem, isso funciona bastante no meu cabelo que é curtinho e ele fica definido por bastante dias, vou deixar o link do vídeo pra você ver como faz aqui. A fitagem + um creme mais grosso vai deixar seus cabelos mais definidos e com menos volume. A fitagem + um creme mais aguado vai deixar seu cabelo um pouco menos definido e com mais volume. Mas lembre que um cabelo lindo por ser de várias formas: com volume, definido, sem definição, e por aí vai. Porque nossos cabelos são lindos de qualquer forma!
 
Pra você acordar com o cabelo já pronto (acredita que essa era a minha maior dúvida também antes de eu entrar em transição?) você pode tentar dormir com um coque bem frouxo, no topo da cabeça, que se chama “coque de abacaxi“. As cacheadas amam e sempre fazem. Eu não faço porque meus cachinhos ainda estão pequenos para o coque.
 
A fitagem ajuda também a desembaraçar o cabelo e manter ele assim por alguns dias, meu cabelo embola muito também e a fitagem auxilia nisso. E nos dias que nem o coque de abacaxi funcionar, você pode colocar um pouco de água e creme no borrifador e borrifar um pouco nos fios, amassando-os, fica lindo!
 
Você precisa se auto examinar no espelho e perceber o que sente com o seu cabelo. Não estamos aqui pra criar outra “ditadura”, dizendo que todas devem ter o cabelo natural. Eu posso dizer que o meu cabelo natural é 10 vezes mais prático de cuidar do que o alisado, mas aí é o meu caso. Todas ficamos lindas de qualquer jeito, mas sempre temos um jeito que nos identificamos mais. Qual é
o seu? Se conheça, se ame e aí tudo vai fluir melhor. Essas são as minhas dicas florzinha, espero que eu tenha te ajudado, um beijão!

 

Para mim, o cabelo ondulado/cacheado (tipo 2) é o cabelo mais difícil e temperamental de cuidar. Demorei bastante para aprender a cuidar dos meus cabelos.Tenha paciência! Você está aprendendo a cuidar do seu cabelo ondulado/cacheado e isso demanda várias tentativas para achar o produto e a técnica certa. Se você tem vontade de deixar seu cabelo natural, se joga! Não ligue para o que os outros dizem! Se você gosta dele assim, as pessoas vão ter que acostumar. O seu cabelo é só uma parte de você. Não vai ser só essa parte que vai definir sua beleza. A sua beleza está em você se sentir bem e fazer o que tem vontade! Apesar do preconceito que as pessoas tem com cabelo ondulado/cacheado/crespo, apesar das dificuldades e de tudo que qualquer outra pessoa poderia falar por aí, tem um monte de meninas e meninos assumindo seus cabelos e mostrando que somos diferentes uns dos outros e que há beleza em todos. A gente pode sim ser o que quiser!
Um bom corte de cabelo ajuda na definição e duração dos cachos. Sempre prefira cortes em camadas. Vá no seu cabeleireiro de confiança e explique que você quer um corte em camadas, muuuuuitas camadas!
Para dormir e acordar com os cabelos lindos é bem complicado. Mas, costumo dormir com fronha de cetim que ajuda a manter os cachos. Se mesmo assim eu acordar e ver que o cabelo está no “bad hair day”, molho um pouquinho as mãos e amasso os cabelos junto com um pouquinho (bem pouquinho) de algum creme de pentear. Se não virar, faço um penteado de trança, coque, rabo de cavalo, torcidinho na frente, enfim, opções não faltam. 😉
Não fique passando a mão nos cabelos ainda molhados e se puder evitar ventanias, é melhor… rs…  Secar os cabelos com um difusor ou peneira ajuda a definir e a fixar os cachos no formato. Espere ele secar bem para amassar e dar volume. Tenho um vídeo ensinando a secar
com a peneira
e outro a fazer seu difusor caseiro de peneira.
Procuro ter pelo menos dois produtos diferentes de cada um dos que listei abaixo. Variar os produtos durante a semana me proporciona cabelos definidos por mais tempo. Não sei qual a ciência nisso, mas se eu ficar repetindo os produtos meu cabelo acostuma e não define.
Quem tem cabelo tipo 2 precisa “estimular” os cachos desde a lavagem. Por isso, escolha os produtos certos:
– Shampoo: Desde o shampoo, prefira produtos emolientes e hidratantes, mas que não pesem. Geralmente escolho shampoos perolados que limpam e hidratam ao mesmo tempo. A hidratação ajuda muito a formar cachos e ondas mais bonitas nos cabelos. Uma vez por semana, use shampoo antirresíduos para retirar o acúmulo no couro cabeludo e deixar os cabelos mais leves.
Indicações: Shampoo Crisma Casulão Bicho Seda, Shampoo Silicon Mix bambu, Shampoo Aloe Vera & Abacate Flores & Vegetais, Shampoo Lima da Pérsia Antirresíduos Phytoervas.
– Condicionador: Não costumo usar condicionador porque acho que eles deixam meu cabelo mais “pesado” e não hidratam muito. Então já pulo para a máscara de hidratação. Nem todo mundo concorda em usar máscara no lugar do condicionador, mas eu faço há muito tempo e dá certo… rs
– Máscara de hidratação: Escolha produtos que deixe seu cabelo desembaraçado, macio e hidratado. Eu adoro fazer hidratações no cabelo porque elas ajudam muito na definição e na fixação dos cachos.
Indicações: Máscara Capilar Hidratante Pós Escova Progressiva Com Óleo De Argan Bio Extratus, Máscara Crece Pelo, Máscara Full Repair John Frieda, Creme De Tratamento Soft Hair Manteiga de Arginina e Colágeno.
– Creme de pentear: Prefira o creme de pentear que tenha consistência grossa. Nós de cabelos tipo 2 precisamos de estrutura e produtos que deem formato ao cacho ou às ondas. Gosto de aplicar o creme de pentear no banho mesmo (tenho um vídeo explicando), amassar bem e fazer o plopping (veja o vídeo sobre a técnica).
Indicações: Creme para pentear Proteção Térmica com óleo de Argan Monange, Creme De Tratamento Capilar Crisma Casulão Bicho Da Seda, Creme para Pentear Ativador de Cachos SEDA Keraforce Química, Condicionador Anticaspa Hidratação com Óleo de Amêndoas da Head & Shoulders.
– Gel e mousse: Depois do creme de pentear, invista num desses produtos que garantem fixação do formato das ondas e cachos. Eles ajudam também a termos melhores resultados no dia seguinte a lavagem.
Indicações: G Gelatina Definidor Natural de Cachos da Capicilin, Cachos Define Control Ativador de Cachos da Capicilin, Creme Para Pentear Modelador Acquaflora Forma, Mousse Modelador Care Liss Desembaraçante, Mousse Boucle-La ! Got2b da Schwarzkopf.
Lindona, a primeira coisa que te dou é um conselho: não desista!!!! Transição é mesmo um processo difícil e demorado, e as químicas de alisamento funcionam da seguinte forma: quanto mais fazemos, mais o nosso cabelo fica dependente delas! Então leva tempo até seu cabelo voltar ao normal.
 
Agora vamos às dicas:
– Você comentou que começou a fazer o cronograma capilar. Continue firme e forte com ele!
 
– Hidrate, hidrate e hidrate! Em todas as lavagens, tente hidratar o cabelo com alguma máscara ou ampola de hidratação rápida. E uma vez por semana faça uma hidratação mais potente, daquelas com touca térmica que você deixa por pelo menos uns 10 minutos pra penetrar bem no cabelo.
 
– No momento, seu cabelo também está precisando de reconstrução. Procure produtos com queratina na composição e no começo, use uma vez por semana. Depois, conforme for sentindo que seu cabelo melhora, use a cada 15 dias. Eu recomendo a linha Spécialiste da Bioextratus que fiz resenha AQUI – não é tão barata mas os produtos rendem bastante, o shampoo e condicionador vão dar pra pelo menos dois meses se forem usados uma vez por semana – e o spray de queratina da Kert que resenhei AQUI – esse é mais baratinho e também rende bastante, já que você só pode usá-lo uma vez a cada 15 dias.
 
– Pra acordar com o cabelo bonito no dia seguinte, a dica começa na hora da finalização. Na hora de fazer fitagem, recomendo usar bastante creme pra não deixar nenhum fiozinho solto (porque eles vão formar o frizz depois). E se você achar que seu cabelo está acordando sem forma, nem cacheado e nem liso, você pode fazer a texturização – tem uma bem fácil que a Duda ensinou nesse vídeo. Ah, e durma com uma fronha de cetim no travesseiro – ou você pode fazer como eu, que não tem dinheiro pra comprar uma, então apoio uma camiseta de algodão no travesseiro mesmo e funciona kkk.
Meninas cacheadas lindas, quem tiver mais dicas pra dar pra Aninha é só deixar nos comentários, ok? Vamos ajudar nossa amiga a não desistir dos cachinhos!
E é isso, espero que vocês tenham gostado da história da Ana! Força, lindona!!!!
Quer participar do Cacheadas do Beleza Mista? Então clique AQUI e saiba como se inscrever, sua história pode aparecer aqui!
Beijos!

ÚLTIMOS VÍDEOS DO CANAL