≡  

Cabelos | Como diminuir o FRIZZ dos cabelos cacheados / ondulados ou secos

Olá, meus amores! Tudo bem com vocês?
A Ana, do canal O Amante de Livros, deixou um comentário em um dos meus vídeos falando que o cabelo dela tinha muito frizz, e que ela não sabia como fazer para diminuir e isso a incomodava muito.
Eu resolvi fazer um vídeo e um post falando sobre isso porque frizz era uma coisa que me incomodava muito também! Um dos motivos que me fizeram alisar o meu cabelo no passado era exatamente esse, eu era obcecada por coisas alinhadas e certinhas (capricorniana gente, tá explicado? rsrs), então ver os meus cachinhos cheios de fios arrepiados me deixava maluca! Era o que mais me irritava nos meus cabelos cacheados, o fato de eles não ficarem “certinhos”, sabe? Eu alisei os cabelos e tinha a esperança de que os cabelos, ao ficarem lisos, ficariam também livres do frizz e super alinhados.
Grande engano…
Depois que abri mão das escovas progressivas e voltei a usar meus cabelos cacheados, eu comecei a pesquisar diversos cuidados e produtos para deixá-los bonitos. E acabei descobrindo várias dicas e produtos que ajudam bastante a diminuir o frizz tanto em cabelos cacheados e ondulados quanto em cabelos secos.
Hoje vim contar um pouco pra vocês sobre as causas do frizz, e como podemos diminuí-lo. Baseei esse post em dicas que recebi em palestras, que descobri em vídeos e que descobri por experiência própria também. Vamos conferir?
O que é Frizz, afinal?
Seguinte, gente. O nosso cabelo funciona como uma esponja, o que significa que ele absorve toda a umidade do ambiente. E isso acaba deixando aparentes os fios que estão quebrados devido ao excesso de químicas e procedimentos físicos como chapinha e secador, e também os que estão nascendo (que ainda não têm a sua estrutura mais pesada, e por isso, são mais leves). Por isso que o aumento da umidade no ambiente deixa o cabelo mais frisado, e por isso que quanto mais seco o cabelo for, maior é a chance dele ter frizz – mas isso não significa que cabelos normais ou oleosos não tenham frizz também, ok?
Ou seja, mesmo se você não exagerar nas químicas do cabelo e cuidar dos seus fios direitinho, ainda assim você terá frizz – a menos que não tenha cabelos novos nascendo no seu couro cabeludo kkk!
Então a pergunta que todo mundo faz, que é “Como acabar com o frizz?” já está respondida: não tem como acabar definitivamente com o frizz. Se você manter a saúde dos seus cabelos, com pouca química e mantendo uma rotina de cuidados e de hidratação, o seu cabelo terá menos frizz. Mas nenhum frizz é impossível, gente.
Separei pra vocês algumas dicas que eu uso e me ajudam a controlar o frizz nos meus cabelos e que acho que vão ser muito úteis para vocês:
Hidratar, hidratar e hidratar: 
Viu o que falei lá em cima sobre a umidade? Se seus cabelos estiverem muito secos e mal hidratados, o frizz vai ser muito mais aparente! Invista nas hidratações caseiras com máscaras e cremes de tratamento, que você vai ver como o cabelo vai ficar com o frizz mais controlado.
Não penteie o cabelo molhado sem o condicionador: 
Eu tinha a mania de desembaraçar os cabelos molhados no banho depois de aplicar o shampoo antes de aplicar o condicionador ou a máscara / creme de hidratação. Não façam isso! O shampoo abre as cutículas do cabelo para poder limpá-las, e o único produto que faz com que elas fechem é o condicionador – ou seja, nada de pentear o cabelo antes de aplicar a máscara de hidratação também, ok?

Evite pentes e escovas de plástico ou nylon: 
Os pentes de madeira são os melhores amigos de uma pessoa com frizz. Eles evitam a eletricidade estática do cabelo, coisa que os pentes de plástico não fazem.
Abandone a toalha de banho e troque por uma camiseta de algodão: 
A toalha de banho comum, quando colocada no cabelo, vai puxar além da água, toda a hidratação do seu cabelo, deixando-o mais ressecado e consequentemente, mais frisado. Use uma camiseta 100% algodão no lugar dela e perceba a diferença (mostrei como faço isso NESSE VÍDEO)
Use soro fisiológico no lugar da água para umedecer os cabelos no day after
Essa dica é para as cacheadas que, como eu, muitas vezes têm que ajeitar os cachos na manhã seguinte (o famoso day after) usando um pouco de creme ou spray ativador de cachos. O soro fisiológico é super baratinho, e deixa os cabelos muito menos arrepiados. Experimente borrifar o soro nos cabelos e depois usar o seu creme ou o spray ativador de cachos, você vai ver como os cabelos vão ficar bem mais hidratados!
Não dispense o óleo capilar!: 
Os óleos vegetais, como de argan, monoi, entre outros, são ótimos aliados. Água e óleo não se misturam, lembra? Então quando você aplica uma camada de óleo capilar depois do leave in nos cabelos molhados (ou nos cabelos depois de secos), isso vai ajudar a formar uma proteção em volta do seu fio para que a água não seja absorvida por ele.
Deixe um pouco do condicionador no cabelo: 
Tem uma festa pra ir e quer garantir que seus cabelos vão ficar baixos e com pouco frizz? Na hora da lavagem, ao invés de remover todo o condicionador no enxágue, deixe um pouco do produto nos fios. Isso vai “pesar” no cabelo e impedir que os fios arrepiados surjam. Mas faça isso só em determinados dias, não faça disso um hábito porque senão o cabelo vai ficar muito pesado e sem brilho, ok?
Deixe um spray ativador de cachos ou um condicionador a seco sempre na bolsa: 
Saiu na rua e pegou aquele chuvisco que deixou seus fios todos arrepiados? Não tem problema, é só borrifar um pouco do seu spray ativador de cachos ou do condicionador a seco que seu cabelo vai ficar com pouco frizz de novo (estou devendo pra vocês um vídeo mostrando como eu faço meu ativador de cachos caseiro, me cobrem senão eu esqueço kkk)
E, pra completar, fiz um vídeo explicando melhor algumas dicas e também mostrando produto que têm sido meus aliados nesse combate ao excesso de frizz. Vem conferir =D


Produtos que citei no vídeo:
Condicionador “Cachos poderosos” – Garnier Fructis | Óleo de Argan – Inoar | Óleo “Liso Marroquino” (mas pode ser o Super Óleo também) – Garnier Fructis | Spray Desembaraçante sem enxágue “Hidratação Intensiva” – Acquaflora | Espuma Encantadora “Crioula” – Lola Cosmétics | Condicionador Anti-Frizz em spray “Sexy Town” – Aspa
Resumindo: 
Todo mundo tem frizz minha gente, nem que seja um pouco. Se seu cabelo for seco, sendo cacheado ou não, nem se fala kkkk. 
O meu conselho é seguir as dicas que citei, ver quais funcionam pra vocês para diminuir o frizz dos seus cabelos mas, acima de tudo, entender que o frizz é uma coisa totalmente normal. Nós não podemos vencê-lo, mas podemos domá-lo kkk, então aceite o seu cabelo como ele é, cuide sempre, faça hidratações periódicas, tome cuidado com as químicas e seja feliz sempre, que é o mais importante!
Ah, e gostaram das fotos que ilustraram esse post? Elas foram tiradas pela fotógrafa Gizele Frigoletto, que conheci no workshop que fiz na semana passada. A Gi arrasa, e graças às lindas fotos dela, eu vou começar a liberar looks do dia aqui no blog, ebaaa! Aguardem porque ainda essa semana eu libero um deles aqui no blog que é a cara do outono, estou super ansiosa pra saber se vocês vão gostar!
E então, o que acharam das dicas? Já conheciam? Gostaram? Me contem nos comentários que estou doida pra saber, fiz esse post com o maior carinho e quero saber se vocês gostaram desse formato e se querem que eu faça mais nesse estilo =D
Beijos!
Siga o blog nas redes sociais
Facebook | Instagram | Youtube

ÚLTIMOS VÍDEOS DO CANAL