≡  

DETOX CAPILAR COM ARGILA E ÓLEOS ESSENCIAIS

Seu cabelo não cresce e você não sabe por que? Já parou pra pensar que o problema pode estar no seu couro cabeludo? No post de hoje vamos falar sobre isso, e também vou te ensinar a fazer um detox capilar com argilas e óleos essenciais. Vem comigo!

DETOX CAPILAR COM ARGILA E ÓLEOS ESSENCIAIS
Detox capilar ajuda a manter os cabelos longos e saudáveis

Primeiramente, temos que entender porque é importante manter a saúde do nosso couro cabeludo.

Já sabemos que o cabelo cresce de dentro pra fora, logo, ter uma alimentação saudável e dar ao seu corpo todos os nutrientes que ele precisa é fundamental para que o crescimento saudável ocorra (tem bate papo com nutricionista falando sobre isso aqui).

E por onde os fios de cabelo vão sair? Pelos folículos pilosos (ou folículos capilares).

DETOX CAPILAR COM ARGILA E ÓLEOS ESSENCIAIS
Ciclo do Crescimento Capilar

É super importante manter seu couro cabeludo limpo e com o sebo regulado para que não hajam complicações no processo de crescimento dos fios.

Porém, alguns fatores acabam ajudando a entupir esses folículos e, com isso, o crescimento do fio fica prejudicado, fazendo com que o fio não saia, ou saindo mais fino por conta de ter menos espaço para ele passar.

Entre os fatores que prejudicam a saúde do seu couro cabeludo, estão:

  • Excesso de sebo (oleosidade)
  • Seborréia (também conhecida como caspa)
  • Alergias e irritações que provoquem coceira
  • Excesso de sujidades e poluição
  • Presença de microrganismos (ex: fungos)

A lavagem regular e com o shampoo adequado para as necessidades do seu cabelo, normalmente, já é suficiente para manter a saúde e limpeza do couro cabeludo.

Porém, as vezes mesmo com a rotina de lavagem em dia, não sentimos o couro cabeludo completamente limpo, e isso se deve à vários fatores, como poluição, uso excessivo de produtos e etc.

DETOX CAPILAR COM ARGILA E ÓLEOS ESSENCIAIS

Nessas situações, é interessante fazer uma limpeza profunda na região, também conhecida como “detox capilar” – e é isso que vou ensinar a vocês hoje!

Materiais

Você vai precisar de argila. Eis as minhas indicações:

Argila Branca: por ter um pH mais próximo ao da pele, é super leve e ideal para absorver a oleosidade sem desidratar. Indicada para quem tem couro cabeludo mais seco e sensível (inclusive com dermatite).

Argila Verde: tem ação adstringente, secativa, tonificante e bactericida, favorece a circulação e contribui para uma leve esfoliação. Muito indicada para couro cabeludo mais oleoso.

Onde Comprar: Casas de produtos Naturais (dá pra comprar a granel e o preço é bem em conta).

DETOX CAPILAR COM ARGILA E ÓLEOS ESSENCIAIS

Além disso, você precisará de um líquido para transformar a argila em pasta. Use Soro Fisiológico ou Hidrolato – que é ainda melhor porque também tem ação tonificante, adstringente e regeneradora, ajudando a potencializar ainda mais seu tratamento.

Eu recomendo o Hidrolato de Melaleuca, que pode ser usado por todos os tipos de pele e vai ajudar a potencializar os óleos essenciais que vamos utilizar em seguida.

Onde Comprar: Hidrolato de Melaleuca – Beleza Mista Cosméticos Artesanais (cupom: MARIVASCONI)

DETOX CAPILAR COM ARGILA E ÓLEOS ESSENCIAIS

Agora, vamos às estrelas desse detox, que são os óleos essenciais! Escolhi esses dois, que são fáceis de encontrar e que, além do detox, você vai usar para muitas outras funções na sua rotina:

Óleo Essencial de Melaleuca (Tea Tree):

Usado há anos pelos aborígenes australianos, o óleo essencial de Melaleuca (também conhecido como Tea Tree) é incrível e tem muitos usos para a saúde de toda a família.

Tem propriedades antibacterianas, antiviróticas, antifúngicas e antiparasitárias. É anti-inflamatório e antiálgico. É muito útil para tratamento de dermatite seborreica e para ajudar a limpar profundamente a pele, incluindo o couro cabeludo.

Seu uso é considerado seguro, então para essa receita, não tem contraindicações (caso queira saber mais sobre os usos dermatológicos desse óleo, sugiro a leitura desse artigo científico).

Onde Encontrar: Óleo Essencial de Melaleuca – Beleza Mista (cupom: MARIVASCONI).

DETOX CAPILAR COM ARGILA E ÓLEOS ESSENCIAIS

Óleo Essencial de Hortelã-Pimenta (Mentha piperita):

Assim como o de Melaleuca, o óleo essencial de Hortelã-Pimenta também tem propriedades antibacterianas, antiviróticas e antifúngicas, o que vai reforçar a assepsia da região.

Uma característica desse óleo é que ele é rico em Mentol, que é amplamente utilizado na indústria farmacêutica por ser antinociceptivo (reduz a capacidade de sentir dor). Ou seja, além de refrescar o couro cabeludo, também vai ajudar a aliviar as dores causadas por coceiras e feridas.

Além disso, este óleo essencial também possui propriedades lipolíticas, ajudando a degradar os lipídeos (gorduras, sebos) em excesso na região, e vai ajudar a cicatrizar o tecido. Maravilha, né? Aqui tem um artigo listando alguns desses benefícios que citei sobre esse óleo.

ATENÇÃO: Não é recomendado o uso para gestantes, hipertensos e epiléticos. Portanto, se você se enquadrar em alguma dessas condições e quiser fazer essa receita, use apenas o óleo essencial de Melaleuca, ok?

Onde Encontrar: Óleo Essencial de Hortelã-Pimenta – Beleza Mista (cupom: MARIVASCONI).

DETOX CAPILAR COM ARGILA E ÓLEOS ESSENCIAIS

Modo de Preparo:

ATENÇÃO: As quantidades foram calculadas seguindo os padrões recomendados na aromaterapia, que é a terapia usando óleos essenciais. Óleos essenciais são substâncias altamente concentradas, então para garantir a efetividade da receita e benefícios para sua saúde sem prejudicá-la, não mexam nessas quantidades que citarei, ok?

– 2 colheres de sopa de argila (branca ou verde, conforme descrevi acima)
– Soro fisiológico ou Hidrolato: não tem quantidade certa, você vai adicionando aos poucos até que a argila vire uma pastinha
Para pele sensível / alérgica / seca: 14 gotas de Óleo Essencial de Melaleuca e 10 gotas de Óleo Essencial de Hortelã-Pimenta
Para pele mista / oleosa / normal: 20 gotas de Óleo Essencial de Melaleuca e 16 gotas de Óleo Essencial de Hortelã-Pimenta

Misture tudo em um recipiente e, usando um pincel ou os dedos, aplique em todo o couro cabeludo. Deixe agir por 20-30 minutos e lave bem, removendo toda a argila.

DETOX CAPILAR COM ARGILA E ÓLEOS ESSENCIAIS

Se tiver dúvidas, o passo a passo completo está nesse vídeo:

Frequência de Uso:

Se você tiver couro cabeludo sensível, alérgico ou seco, pode fazer a receita a cada 15-20 dias.

Caso seu couro cabeludo seja misto, oleoso ou normal, pode fazer a cada 7-10 dias.

DETOX CAPILAR COM ARGILA E ÓLEOS ESSENCIAIS

Lembrando que os óleos essenciais são tão maravilhosos que quanto mais você usa, mais o seu corpo se adapta aos seus efeitos! Isso significa que, com o passar do tempo, você vai perceber que a frequência de uso vai diminuir – então é normal, por exemplo, começar fazendo esse detox toda semana e depois de algum tempo, sentir necessidade de fazer a cada 20-30 dias, viu?

O resultado é de um couro cabeludo limpo, leve e desintoxicado. Nessas fotos, eu já estava no terceiro day after, e dá pra notar que não tem excesso de oleosidade na raiz e ela continua bem soltinha. É o que eu já comentei nesse post e várias outras vezes aqui no blog e no canal: #folículosfelizes = cabelo feliz e saudável!

Experimente e me conte o que achou!

Beijos,

Mari

ÚLTIMOS VÍDEOS DO CANAL