≡  

Para mim – de dez anos atrás

dezanosatras-tx-01
Se você pudesse voltar no tempo e dar conselhos pra você mesmo de dez anos atrás, o que você diria?

Eis uma lista de coisas que eu diria se pudesse ter a Mari de 15 anos aqui, na minha frente:

  • Para de chorar por esse imbecil! Se você soubesse as coisas que esse infeliz te fará passar, você terminaria com ele agora mesmo. Será o pior relacionamento que você terá na sua vida e você se arrependerá por muitos anos. Tô falando sério.
  • A família e as pessoas que te querem bem são a melhor coisa que você tem na vida. Não vale a pena fazê-los sofrer por causa das suas atitudes babacas. Você vai se arrepender muito depois – acredite.
  • Já ouviu a frase “amigos vão e vem”?. Pois é. A maioria das pessoas que você acha que não pode viver sem vão desaparecer da sua vida depois de poucos anos – e você mal vai se lembrar que elas um dia existiram. Os que você mantiver contato serão aqueles por quem vale a pena colocar a mão no fogo, vocês serão amigos por vários anos e terão várias histórias pra contar.
  • E falando em amigos, faça-me um favor: não brigue com seus amigos por causa de namorados. NUNCA! Amigos e família têm que vir antes de macho na sua vida, SEMPRE! Entendeu?!
  • Sabe esse quarto que você não quer arrumar? Um dia, você vai ter isso e mais um monte de responsabilidades na sua cabeça e vai desejar nunca ter negado ajudar a sua mãe a lavar a louça – porque vai perceber que, na verdade, ela e seu pai tinham vários problemas pra resolver sozinhos, e lavar a louça era a menor das coisas que eles poderiam te pedir ajuda.
  • Falando em responsabilidades, anote isso: seu dinheiro tem que conseguir pagar TODAS as suas contas em dia! Então segura essa vontade de sair comprando tudo o que você vê na sua frente porque, senão, você não terá dinheiro pra pagá-las e elas virarão uma bola de neve. Tá achando difícil isso acontecer? Espera só pra ver…
  • Chorando por causa de homem de novo?! Acredite, minha querida, se você está achando que esse cara está te fazendo sofrer, espera pra ver os próximos idiotas que entrarão na sua vida…
  • Falando em relacionamentos, eu ainda não decidi se valeu a pena você gastar vários desses dez anos com relacionamentos que não vão dar em nada no futuro. Você vai adquirir experiência? Sim. Isso será bom? Sim. Mas você terá a sensação de que perdeu muito tempo? Sim. Por outro lado, você saberá o que irá acontecer nesses relacionamentos se você não namorar esses rapazes? Não… Bom linda, então é melhor se arrepender do que você fez do que viver o resto da vida imaginando como teria sido se você tivesse vivido essas experiências. Você viverá muitas coisas ruins nesses relacionamentos, mas também viverá momentos muito legais. Quer saber? Vai fundo.
  • Ah, sabe esse cabelo que você odeia e reclama todos os dias por não ter nascido liso? Um dia, depois de muito alisamento e muita dor no couro cabeludo, você abrirá mão do liso e aprenderá a cuidar direitinho dos seus cachos, e ainda ajudará várias meninas que têm o mesmo cabelo que você. Eu sei que isso parece impossível hoje, mas acredite: vai acontecer.
  • Muito bem, continue não entrando na onda dos seus amiguinhos de beber antes dos 18 anos. Você vai ter bastante tempo pra usar álcool depois. E, na maioria das vezes, vai consumir isso por pura obrigação social, porque gostar de verdade, você nem vai gostar. Vai por mim.
  • Isso, continue sem fumar. Seu pulmão agradece, já que você vai começar a desenvolver uma bronquite – sem nenhuma explicação – aos 17 anos.
  • Não se preocupe muito em decidir que faculdade quer cursar. Você vai pensar, analisar, pesquisar e, depois de um ano estudando isso que escolheu, vai trocar de curso.
  • Ah, e você vai amar a profissão que escolher, mas vai se apaixonar por outras áreas que você nunca sonharia que iria querer trabalhar um dia. Sabe a vergonha que você tinha de ser filmada pelo seu pai nas festas de aniversário? Daqui a dez anos, você vai se surpreender por não ter nenhuma vergonha diante das câmeras – e vai querer gravar vídeos todos os dias da sua vida.
  • Cuide melhor do seu corpo. Hoje, se você passa uma semana comendo só alface, você fica com a barriga chapada. Daqui há dez anos, você vai passar meses comendo feito um coelho e malhando com frequência pra ficar gostosa, mas vai bastar uma ida ao rodízio de pizza no final de semana pra você virar um hipopótamo grávido.
  • A vida vai dar tantas reviravoltas que você não faz ideia. Mas fique tranquila, cada tombo que você tomar vai te fazer levantar mais forte e mais preparada pro próximo.
  • Sim, haverão outros tombos. Sempre. É melhor que você esteja ciente disso.
  • Você vai sonhar muito, garota. Mas aparecerão pessoas na sua vida que tentarão arrancar esses sonhos de você com unhas e dentes. Felizmente, também existirão pessoas que irão torcer por você como um fanático torce pelo seu time de coração no estádio de futebol. Quer um conselho? Valorize as pessoas que torcem por você – e se afaste de quem quer te ver no chão.
  • Muito importante: seja grata pelo que você tem. Mesmo que, nessa época, não pareça que você tem muito, continue sendo grata. Vocês adolescentes são muito ingratos por tudo, pelo amor de Deus!
  • E um conselho final: quanto mais cedo você descobrir que o melhor amor do mundo é o amor próprio, mais fácil sua vida será.

E você, o que diria para o seu “eu” de dez anos atrás?

ÚLTIMOS VÍDEOS DO CANAL